Como Gerar Leads Com Gestão de Tráfego e Aumentar as Vendas

Agência de Gestão de Tráfego
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Maurício F.

CEO na Agência Auckland

O marketing digital é um mar de oportunidades para gerar leads qualificados para a sua empresa, pois a atenção de todos está aqui.

E isso pode não ser uma novidade, mas ainda assim existem muitas dúvidas quando o assunto é o investimento em anúncios na internet.

Por isso, criamos este artigo que vai te ajudar a entender como funciona a gestão de tráfego (anúncios pagos) e como criar uma estratégia de captação e qualificação de leads para o seu negócio, gerando boas oportunidades de venda.

Vamos lá?

Como Gerar Leads Qualificados

Primeiramente, eu preciso comentar que essa estratégia de geração de leads que vou explicar, está dentro de um contexto muito maior da sua estratégia de marketing como um todo.

E para que a gestão de tráfego funcione, você precisa ter muito bem definidas as suas Personas e o seu posicionamento de marca.

>>> Não sabe o que é persona? Clique aqui para entender.

Cumprindo com esses pré-requisitos, é necessário analisar dentro do seu portfólio o que você quer vender.

Eu sei que você deve ter muitos produtos e serviços no portfólio, porém é importante criar uma estratégia de leads mais focada em um ou dois produtos. Se a mecânica funcionar, você replica a mesma estratégia para os outros produtos.

Assim, você consegue focar e deixar a comunicação muito mais clara para as pessoas.

Entendido tudo isso, agora é o momento de criar um tema de campanha para captar leads. Pode ser um e-book interessante, um evento online, entre diversas outras opções de materiais que irão atrair a atenção da sua persona. A qualificação dos leads começa antes mesmo de criar a campanha.

Por isso, é importante planejar bem sua estratégia, criando os materiais e anúncios corretos para utilizar na gestão de tráfego, onde os leads serão gerados em maior volume.

O que é Gestão de Tráfego

Isso nada mais é do que a gestão das campanhas dentro das ferramentas de anúncios pagos na internet.

Existem diversas ferramentas onde é possível realizar a gestão de tráfego, vou citar as principais:

  • Facebook Ads: para anunciar no Instagram e no Facebook;
  • Google Ads: para aparecer nas primeiras posições das buscas do Google, assim como nos anúncios do YouTube e em banners de milhões de sites parceiros do Google;
  • LinkedIn Ads: aqui é possível realizar diversos tipos de campanhas dentro do LinkedIn;
  • Twitter Ads: na mesma lógica, porém exclusivamente para o Twitter;
  • TikTok For Business: também é possível anunciar no TikTok.

Cada uma dessas plataformas possui suas peculiaridades técnicas para anunciar e atingir um público diferente.

É necessário analisar a sua persona e entender onde ela estará mais disposta a considerar seus anúncios e virar um lead.

Com isso, você alinha sua estratégia de campanha com a plataforma e cria as peças de anúncios atrativas para que as pessoas cliquem e acessem a sua Landing Page.

Uma das plataformas mais utilizadas é o Facebook Ads. Isso porque o Instagram e o Facebook são as redes sociais mais utilizadas no Brasil, por isso se tornam tão atrativas para captação de leads.

É fato que o Tiktok tem crescido muito e outras plataformas com o Linkedin, Twitter e Google podem ser ainda melhores para o seu caso. Por isso é necessário uma análise de canal completa para verificar onde é mais fácil chamar a atenção do seu público.

Landing Page: etapa fundamental para gerar leads qualificados

Se você fizer uma boa gestão de tráfego, então conseguiu atrair as pessoas certas para a sua Landing Page.

Uma “Landing Page” é uma página de captura de leads, onde você coloca as informações da oferta e inclui um formulário de conversão. Ou até mesmo um botão de WhatsApp, caso isso seja correto para a sua estratégia.

É aqui que a conversão de leads acontece e sua performance dependerá bastante de como essa página de captura foi feita.

Ela precisa ser uma página de alta conversão para você conseguir o máximo de leads possíveis, dentro do seu orçamento de campanha.

Além disso, a landing page também é uma excelente forma de qualificar o lead. Se a comunicação está clara desde o começo e você está solicitando os dados corretos no formulário, então os leads convertidos terão maior interesse na abordagem de vendas que você fará posteriormente.

Algumas dicas para qualificação de leads:

  • Ter uma campanha clara e objetiva;
  • Solicitar os dados certos no formulário de conversão;
  • Realizar testes A/B na landing page;
  • Ter uma boa copy nos títulos e textos da landing page;
  • Utilizar as ferramentas certas para criar a página;
  • Incluir um fluxo de mensagens automáticas por e-mail após a conversão.

Para onde vão os leads? Entenda o CRM de Vendas

Após o lead converter no formulário, é de extrema importância ter uma ferramenta de gerenciamento de leads e um CRM de vendas funcionando.

Caso sua campanha seja com uma abordagem mais direta para a venda, os leads irão cair no CRM e será necessário um time de vendas (ou uma pessoa) preparado para entrar em contato com o lead.

Por outro lado, se sua campanha é o que chamamos de topo de funil, onde o lead pode ter convertido em algum material educativo, por exemplo, então após a conversão ele irá para uma ferramenta de gerenciamento de leads, onde receberá comunicações por e-mail.

Aqui na agência nós sempre recomendamos o RD Station como ferramenta de gerenciamento de leads e automação de marketing. Assim como para o CRM de vendas.

Se você precisa de uma ferramenta como essa na sua empresa, entre em contato conosco que vamos tirar suas dúvidas e apresentar uma proposta.

Como otimizar seus investimentos

Quando o assunto é otimizar seu investimento para gerar leads a um custo menor, existe uma lógica muito fácil de aplicar que é: foca no que está dando resultado e pausa aquilo que está caro.

Porém, para que você saiba o que dá certo e o que não dá, é necessário realizar diversos testes seguindo uma metodologia de tráfego pago que mostrará o caminho.

Falando especificamente de Facebook Ads, primeiro de tudo, sua campanha precisa estar muito bem estruturada, com o objetivo de campanha certo, boas segmentações de públicos e uma quantidade apropriada de criativos de anúncios para testar.

No começo você pode colocar um orçamento um pouco mais conservador até que a ferramenta tenha uma quantidade de dados suficientes para apresentar resultados conclusivos.

Assim que você souber quais públicos dão mais resultado e quais anúncios podem potencializar a campanha, então será hora de acelerar esse investimento.

Existem também testes A/B que você pode fazer na Landing Page. Tente variar os textos dos títulos, a cor do botão do formulário, entre outros detalhes que poderão gerar uma taxa de conversão maior.

O importante é que você faça testes constantemente e vá melhorando os resultados aos poucos, gerando cada vez mais leads.

Melhorando seu processo comercial

Bom, agora que você entendeu como gerar leads com tráfego pago, é hora de aumentar aumentar suas vendas na internet. Porém, para isso acontecer, seu processo comercial deve estar bem estruturado.

Um processo comercial de alta conversão está com todas as etapas muito bem mapeadas. Isso permite enxergar a jornada do cliente como um todo, entendendo onde as chances de venda são maiores ou em qual etapa os leads estão indo embora.

A melhor forma de fazer isso é estruturando um CRM de vendas e criando uma cultura bem disciplinada de acompanhamento de cada lead.

Nunca deixe um lead esfriar, essa é uma das principais causas de perda de vendas. Por isso, é importante demais ter todas as informações dos leads estruturadas na sua frente, em um sistema de fácil visão do funil, para que nenhuma oportunidade seja perdida.


E aí, bora gerar leads na sua empresa? Aposto que esse post te deixou com vontade de colocar tudo isso em prática, mas sei que não é tão fácil quanto parece.

Tudo o que eu falei aqui nesse texto podemos resumir como inbound marketing.

Esse é o nome de todo esse processo de geração de leads e otimização de vendas. Se você quiser implementar o inbound marketing na sua empresa, a Agência Auckland pode te ajudar! Entre em contato agora mesmo que vou te mostrar como dar os primeiros passos.

A Agência Auckland é parceira credenciada da RD Station e pode te ajudar com o seu Inbound Marketing. Atuamos desde a elaboração da estratégia, produção de conteúdo, gestão de tráfego e operacionalização do RD Station com foco em captação de leads para aumentar os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente que iremos elaborar uma proposta personalizada (clique aqui)!

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