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Inbound Marketing: 10 erros que atrapalham seus resultados

Erros do Inbound Marketing
Picture of Maurício F.

Maurício F.

CEO na Agência Auckland

Uma das estratégias de maior sucesso no marketing digital é a de Inbound Marketing. Essa tem sido uma metodologia vencedora para a geração de leads, inclusive sendo considerada mais econômica no longo prazo do que o marketing tradicional.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing nada mais é do que usar dos canais digitais para atrair um público específico com materiais e conteúdos de interesse, para então gerar leads.

A partir disso, os leads são nutridos com um relacionamento estratégico para aumentar o nível de consciência e desejo pelos produtos e serviços de uma empresa. Por consequência, uma parcela desses leads viram clientes, gerando bons negócios.

Como melhorar os resultados com o Inbound Marketing?

No post Inbound Marketing: Estratégia Que Funciona explicamos em detalhes como essa estratégia pode levar ótimos resultados para a sua empresa.

Porém, é natural pecar nos detalhes e isso atrapalhar seu desempenho. Para minimizar os riscos, listamos abaixo os principais erros no inbound marketing que você deve evitar:

O tráfego está baixo

O primeiro passo para gerar leads é atrair as pessoas certas para suas páginas de conversão, em um volume satisfatório. Se você já possui um tráfego orgânico muito bom, isso pode gerar ótimos resultados.

Mas, procure sempre buscar melhorar o seu tráfego de acordo com os seus objetivos, incluindo o tráfego pago também.

Como Gerar Leads com Gestão de Tráfego
Conversão de Leads utilizando o tráfego Pago

O conteúdo está com baixa qualidade

Seja criterioso e tenha equilíbrio entre qualidade, quantidade e variedade de conteúdo que você oferece ao seu público. Foque sempre nos interesse da sua persona e torne seus materiais o mais atrativos possível.

Assim, você conseguirá aumentar as taxas de conversão e melhorar o desempenho do seu inbound marketing.

Você não está nutrindo os leads

Não foque apenas na aquisição. Crie estratégias para nutrir e engajar com os leads que já estão na sua base. Ela é a sua maior fonte de receita.

Somente volume de entrada de leads não resolve, é necessário se relacionar com a base e entender que no médio e longo prazo isso trará muitos frutos.

Você não está otimizando as conversões

Seu mercado pode ser o mais abundante de todos, mas ele não é infinito. Assim, é importante que você otimize as taxas de conversão em todas as etapas do seu funil, desde o tráfego, passando pelas conversões em landing pages e então nas taxas de qualificação (oportunidades) e de sucesso em vendas.

Não estão sendo explorados canais diferentes

É muito comum vermos empresas focando em uma única plataforma, como somente no Google Ads ou somente no Instagram. Ou então exclusivamente no tráfego orgânico.

Para ter uma geração de leads no volume que sua empresa precisa, é necessário explorar diversos canais de atração, combinando tráfego pago e orgânico. Ou seja, não coloque todos os ovos em uma única cesta.

Além disso, um erro comum também é focar somente em uma etapa do seu funil de conteúdo. É necessário pensar estrategicamente e criar conteúdos para toda a jornada de compra do cliente. Para saber mais como fazer isso, leia o post: Funil de Conteúdo: O que é e Como planejar para sua empresa?

A sua agência está vacilando

Uma agência especializada em inbound marketing pode acelerar seus resultados, porém você precisa da agência certa. Buscar uma empresa parceira e dar condições para que ela consiga desempenhar um bom trabalho é fundamental.

Se você não tem uma boa agência ao seu lado, procure alternativas melhores.

Marketing e Vendas estão distantes

Um fator importantíssimo para o sucesso do inbound marketing é integrar o trabalho de marketing e vendas. Isso vai ajudar o time de marketing a identificar quais materiais e canais estão gerando mais leads qualificados e poder otimizar as campanhas.

Mesmo que o marketing esteja fazendo o melhor trabalho possível, caso não exista essa integração entre as duas áreas, é bem provável que você esteja perdendo muitas oportunidades de vendas.

Está focando em apenas uma parte do funil

Focar apenas em leads que estão prontos para comprar, ou seja, no fundo do funil, vai trazer uma quantidade muito pequena de pessoas interessadas em comprar de você.

Tenha consciência de que o maior resultado que o inbound marketing pode proporcionar é no longo prazo.

E para isso acontecer, você precisará investir em captação de leads de topo de funil para nutri-los com conteúdos e aumentar o desejo de compra.

Ao longo do tempo esses leads se tornam qualificados e, por consequência, viram clientes.

Faltou Planejamento

Essa etapa é fundamental para qualquer ação, seja ela no inbound marketing ou até mesmo no offline. Portanto, antes de sair fazendo, planeje corretamente seu público, orçamento, materiais, cronograma, entre outros detalhes da campanha.

Poucos testes e mudanças

Uma vez que você está com todo o seu funil estruturado, é importante testar constantemente novas abordagens nos seus materiais de marketing e landing pages para extrair o melhor resultado. Faça testes nos anúncios, nos títulos, nos tipos de materiais, nos públicos, entre outras tantas opções.

Existem casos ainda em que a estratégia de campanha pode estar errada e isso necessita de mudanças além de testes, portanto esteja aberto também a novas ideias e tenha coragem para colocar em prática rapidamente. O segredo do marketing é ter persistência e foco na busca de resultados, fazendo o que for necessário para chegar lá.

Então bora colocar em prática essas dicas e melhorar o desempenho do seu inbound marketing?

Geramos Leads Qualificados Para Acelerar os Resultados da Sua Empresa

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