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Quanto devo investir em Anúncios na Internet?

Orçamento de Anúncios Patrocinados
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Maurício F.

CEO na Agência Auckland

Você sabe o quando definir de orçamento para investir em anúncios na internet? Caso não tenha chegado ainda na conclusão do quanto precisa investir em Google Ads, Facebook Ads, entre outras ferramentas de gestão de tráfego, para conseguir resultados com o marketing digital, então você vai descobrir a “fórmula” mágica nesse post.

Na verdade, de mágica não existe nada. Nem de achismo. Existe sim um processo bem definido que ajuda a entender qual o valor ideal de investimento em mídia paga.

Nós fizemos um webinar explicando todo esse assunto, disponível no vídeo logo abaixo. Porém, ao longo desta página você também poderá encontrar as respostas que procura.

Contextualizando a evolução do tráfego pago

Os grandes players da internet como Google, Meta, Amazon, Tiktok entre outras, entenderam como conquistar a atenção das pessoas e prepararam muito bem suas ferramentas de ads para monetizar essa atenção.

Prova disso é um estudo realizado pela AppAnnie mostrando que o brasileiro passa em média 5,4 horas por dia no celular.

Isso fez com que as empresas não tivessem muita escolha a não ser redirecionar grande parte dos seus orçamentos de publicidade para a internet.

Além disso, as ferramentas de gestão de tráfego também proporcionaram uma grande facilidade de acesso para que pequenos negócios conseguissem atingir de modo muito bem segmentado seus clientes, podendo competir até de igual para igual com grandes marcas que possuem orçamentos gigantes.

Por exemplo, hoje com 1 dólar por dia no Instagram é possível impulsionar um post e atingir o seu público. Antigamente você não conseguia colocar uma propaganda na TV ou exibir um outdoor por esse valor. Era muito mais caro e era para poucos.

Desse modo, houve essa grande evolução do tráfego pago na internet. Um mundo de possibilidades que começou lá atrás com a pesquisa do Google e foi evoluindo, até que veio o Facebook Ads, entre tantas outras plataformas.

Até mesmo os próprios grandes sites disponibilizando espaços de publicidade próprios, como é o caso de UOL, G1 e por aí vai.

Quais os principais canais da internet hoje para anunciar

Compreendemos que os canais abaixo são hoje os mais comuns e consolidados para anunciar na internet:

  • Google Ads – Pesquisa
  • Instagram/Facebook – Feed
  • Instagram/Facebook – Story e Reels
  • Google Ads – YouTube
  • Google Ads – Display

Por outro lado, existem novos canais muito promissores para 2023, como é o caso do TikTok Ads e o Pinterest. Ainda, além dos já citados, existem outras plataformas que já estão consolidadas, porém que representam uma representatividade menor e muito mais segmentada, como é o caso de Linkedin, Twitter e mídia programática.

Apesar dessas compreensões, cada empresa possui o seu público e uma forma diferente de anunciar. Ou seja, deve-se conhecer como o seu público se comporta em cada canal para ter certeza qual trará melhores resultados.

Como calcular o orçamento para suas campanhas de tráfego pago?

É necessário entender que antes de definir orçamentos ou estratégias de tráfego pago, é necessário estabelecer objetivos.

Sem ter um objetivo claro e específico, será muito mais difícil conseguir resultados satisfatórios ao anunciar na internet.

Uma vez que você tem isso definido, então poderá dar o próximo passo para encontrar o valor de investimento necessário.

Existem dois cenários para calcular o orçamento: quando você conhece o seu funil de marketing digital ou quando você não conhece.

Conheço meu funil de marketing digital

Caso você tenha conhecimento sobre como funciona o seu funil de marketing digital e de vendas, fica fácil encontrar o orçamento, pois basta aplicar uma matemática básica.

Na imagem abaixo, projetamos um exemplo de um cenário de uma empresa que sabe quais as suas taxas de conversão e o CPC médio de uma campanha de Google. Dessa forma, calcular de baixo para cima, a partir do objetivo de vendas definido.

NÃO conheço meu funil de marketing digital

O problema é quando você não tem dados registrados para analisar suas taxas de conversão. Nesse caso, é necessário recorrer ao Benchmarking Funil de Vendas da RD Station, o qual irá mostrar quais as taxas de conversões médias do marcado, em diversos nichos.

Além disso, é necessário pesquisar no Planejador de Palavras Chave do Google Ads ou então em outras ferramentas que podem mostrar o custo médio por cliques (CPC) na pesquisa ou por mil impressões no display e redes sociais (CPM).

Dessa forma, você irá projetar um funil de marketing digital mais próximo possível da sua realidade para calcular um orçamento que seja compatível com o objetivo que definiu.

Após um período veiculando os anúncios, você terá dados para comparar a sua performance com o mercado e realizar otimizações.

Conclusão

Realizar o cálculo do quanto você precisa investir em anúncios para ter resultados na internet não é segredo. Na verdade, o processo é muito simples.

O mais difícil é estruturar uma estratégia que realmente traga resultados.

Afinal, o ato de anunciar é só a ponta do iceberg. Todo o restante, como a landing page, a estratégia por trás, a copy dos anúncios, entre outros fatores, é que irão determinar o seu sucesso.

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