O marketing tradicional e o marketing digital possuem diferenças muito claras. Por mais que você seja um excelente vendedor no mundo físico, na internet o jogo é diferente, principalmente se a jornada de compra começa online e termina offline.
Pense em uma praça de alimentação de shopping:
Existem várias opções. Você vai matar a fome conforme o que mais te chamar a atenção e estiver de acordo com a sua vontade do momento.
Quem der sorte e possuir uma boa oferta, vendeu!
Já um restaurante fora do shopping precisa gerar um desejo antecipado nas pessoas. O cliente já vai ao local decidido.
E como fazer isso?
No marketing tradicional, o famoso boca a boca sempre ditou as regras do jogo. Já no digital, existem muitas outras possibilidades!
Mas pra isso você precisa utilizar estratégias de vendas adequadas e conseguir chamar a atenção de forma única, com conteúdos de impacto.
3 Dicas práticas para melhorar suas vendas com a ajuda da internet
Tudo bem, eu sei que ter mais possibilidades não quer dizer que é mais fácil ou mais difícil. Mas é apenas um pouco diferente e com ajustes simples na sua estratégia de marketing, é possível ter muito sucesso no mundo digital.
Seguem algumas dicas que irão te ajudar:
1. Você não é o centro das atenções. O cliente é.
Foque no cliente. Quando você gera conteúdos do interesse dele, e somente dele, a probabilidade de dar certo é muito maior. Postar conteúdos sobre a história da sua empresa, por exemplo, pode ser interessante apenas para seus amigos e familiares, mas o cliente está interessado mesmo em quais problemas dele você pode ajudar a resolver.
Por exemplo:
- Dicas para resolver problemas cotidianos;
- Curiosidades;
- Responder as principais dúvidas;
- Tutoriais;
- Histórias de clientes;
- Entre outros!
Você pode buscar nas por hashtags do seu nicho nas redes sociais que terá infinitas ideias de conteúdos relevantes para seus clientes.
2. Intenção é diferente de ação
Apenas pensar de forma correta, sem investir tempo e dinheiro em cima das suas ações de marketing, não vai ajudar. Então invista um pouco mais nas fotos, vídeos e textos para levar conteúdos de maior qualidade para as pessoas.
Gerar conteúdo dá trabalho, mas o que no seu negócio que não dá? E se não tiver tempo para fazer seu próprio marketing, ninguém o fará tão bem como você. Ou seja, será extremamente difícil aumentar as vendas, seja online ou offline.
3. Consistência é a chave
No marketing digital as coisas acontecem muito rápido. Os posts somem e o público é bombardeado por uma infinidade de informações.
Se você não tiver constância no seu conteúdo, será difícil gerar desejo e confiança nas pessoas pelos seus produtos/serviços. Quem não é visto, não é lembrado e nem desejado.
Vender online demanda um pouco mais de ação, mas o retorno sobre o investimento tende a ser bem maior do que o marketing tradicional!