Análises sobre o Panorama de Marketing 2023 da RD Station

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Maurício F.

CEO na Agência Auckland

O Panorama de Marketing 2023 é um absurdo! Esse relatório trouxe muitos dados e revelações interessantes sobre como o marketing digital é executado no Brasil. Mas o que esses dados mostram e como podemos evoluir?

Eu fico feliz e triste ao mesmo tempo, porque tem várias coisas boas acontecendo, porém outras muito preocupantes.

Nossa missão aqui na Agência Auckland é desenvolver o mercado. Elevar o nível de atuação em marketing digital e auxiliar as empresas em seus objetivos de crescimento. Por isso, quero trazer um olhar voltado a resultados, interpretando alguns dados que eu achei pertinente para a linha de raciocínio aqui apresentada.

E é claro, trazendo minhas sugestões de como podemos evoluir onde existe mais urgência. Vamos lá?

O que é a pesquisa Panorama de Marketing

Essa pesquisa é uma entrevista realizada pela RD Station com mais de 1.600 especialistas de Marketing do Brasil no ano de 2023 – uma amostra que torna a pesquisa a maior do setor no país.

Os dados apresentados por esse relatório são extremamente ricos, pois mostram as estratégias mais e menos utilizadas, taxa de atingimento de metas de marketing, intenções para o futuro, entre diversas outras informações que nos possibilita compreender quais são as maiores dificuldades dos times de marketing no Brasil.

Assim podemos ajudar de forma mais assertiva.

É momento de agir no curto prazo

Entre tantas informações, procurei focar naquilo que considero mais urgente para o curto prazo.

Nós damos muita atenção para a visão de longo prazo. Compreendo que quando isso não existe, o marketing de curto prazo ignora as estratégias de topo de funil e foca somente no fundo do funil, com ações absolutamente direcionada para vendas e nada mais importa.

Pois bem, a venda daqui um ou dois anos certamente será um resultado do trabalho de marketing que começa hoje. Além disso, o sucesso daqui 5 a 10 anos da empresa como um todo, certamente será o resultado do relacionamento que você constrói a partir de agora com o mercado.

Contudo, quando o curto prazo não está funcionando, precisamos atuar precisamente. E o Panorama de Marketing 2023 mostrou que devemos agir rápido na mudança de cultura dos times de marketing.

Precisamos urgentemente ter uma operação mais voltada para processos e resultados. Além disso, é necessário equilibrar um pouco as ações de marketing, entendendo que nem tudo precisa acompanhar a tendência, pois isso está roubando o espaço da estratégia e da consistência.

Principais números da pesquisa

Eu recomendo muito que você leia o relatório completo da pesquisa, analise todos os números possíveis e filtre o que é mais relevante para o seu negócio. Inclusive, esse panorama trouxe dados específicos de nichos de mercado, o que possibilita um benchmarking que vale ouro! E é gratuito.

Para acessar os resultados completos, clique aqui.

Abaixo, apresento alguns dados mais alarmantes que considero para a minha análise e intenção de ajudar as empresas a se desenvolverem. Assim, entre todos os dados extraídos das respostas dos 1.600 profissionais entrevistados, destaco que:

  • Apenas 57% têm metas de marketing definidas. Ou seja, quase a metade das empresas não opera guiada por resultados, sendo que apenas 25% desse grupo atingiram suas metas em 2022;
  • 44% não possui rotinas e processos bem estabelecidos;
  • Apenas 20% utilizam Técnicas de CRO (otimização de taxa de conversão);
  • Apenas 58% utilizam e-mail marketing, sendo que quase metade disso usa sem recorrência planejamento;
  • Apenas 42% utiliza estratégias de qualificação de leads para o time de vendas;
  • Empresas que usam automação de marketing tiveram 61% a mais de sucesso no atingimento de metas;
  • Somente 18% dizem que há uma integração satisfatória entre os times de Marketing e Vendas.

Um dado que me deixou bastante feliz é saber que 59% dos profissionais de marketing já usam o ChatGPT na rotina. Contudo, a inteligência artificial, por mais que esteja avançando a passos largos e ser muito útil em atividades operacionais, ainda é bastante limitada para atuação na estratégia global de marketing e definição de metas.

Outro dado relevante sobre os canais de marketing mais utilizados pelas empresas, das quais 88% atuam nas redes sociais com frequência, enquanto apenas 46% informaram usar o blog e conteúdos da mesma forma.

Onde e como precisamos melhorar

O marketing digital é absurdamente dinâmico. Toda semana tem uma coisa diferente que precisamos considerar, seja uma trend de conteúdo ou uma nova ferramenta para análise de dados ou automação de tarefas com IA.

Nenhuma empresa com um time de menos de 10 pessoas dedicadas somente ao marketing consegue dar conta de tudo. E essa é a realidade da grande maioria.

Então, como conseguir direcionar esforços para viabilizar os resultados de crescimento que você deseja?

Redes Sociais

O primeiro ponto é saber que será necessário controlar a ansiedade das redes sociais. Eu vejo muitas empresas destinando tempo e dinheiro para atuação nesses canais de forma desproporcional e ainda não suficiente ao resultado desejado.

Ou seja, produzir conteúdo para redes sociais é investimento alto e para o longo prazo. Ainda, para realmente trazer resultados, é necessário bastante frequência. Especialmente em uma atuação corporativa, onde a pessoalidade e relacionamento que a rede social exige muitas vezes está ausente no Instagram e Linkedin da firma, não é verdade?

Então, no lugar de seguir as dicas de “experts” em marketing digital sobre essa atuação e gerar uma ansiedade para colocar a maior parte dos seus recursos nas redes sociais, reflita sobre o quanto você está abrindo mão do e-mail marketing, tráfego pago, site, blog, produção de vídeos, ferramentas de marketing e vendas, etc.

Estou dizendo que não precisamos publicar conteúdos nas redes sociais?

Eu não sou maluco de afirmar isso. Ter uma presença ativa e frequente no Instagram, Facebook, Linkedin, Tiktok e X (antiga Twitter) com certeza vai beneficiar os negócios. O que eu questiono aqui é a falta de equilíbrio.

E daí que não teve post de “dia da independência” nesse ano? Não precisa sentir falta do que não iria trazer resultados.

Colocar todos os ovos (ou a maioria) na mesma cesta é extremamente arriscado. Especialmente em negócios B2B, onde ter uma atuação pobre no e-mail marketing e no blog corporativo pode fazer você perder bons negócios.

Planejamento e Metas

Os números são claros. A empresas não estão batendo suas metas de crescimento, porém somente 57% delas possuem metas claras de marketing e 31% tem um SLA definido junto ao time de vendas.

A falta de metas (ou estabelecer metas erradas) faz com que o time de marketing desvie o olhar para indicadores de vaidade, como likes e número de leads gerados, em vez de orientar seus esforços para otimizar as taxas de conversão do funil e escalar resultados nos canais que possuem melhor performance.

Para corrigir isso, indico a leitura do nosso blog post sobre Plano de Marketing e baixar nossa Planilha de Indicadores. Assim, irá conseguir estabelecer objetivos e metas claras para o marketing da empresa.

Integração com vendas

Se você ainda não tem SLA bem definido com o pessoal de vendas, mesmo que seja um e-mail formalizando os principais critérios que o comercial considera para um Lead Qualificado (MQL), então devemos começar por isso.

Ao compreender também as taxas de sucesso do funil de vendas, vai dar total clareza sobre o quanto e como o time de marketing deve concentrar os esforços de geração de leads.

Faça essa integração, crie rotinas mensais de reuniões entre marketing e vendas e olhe para o funil completo, considerando desde a visita ao site até a conversão final no CRM de vendas.

A importância da Agência de Marketing no atingimento das metas

Empresas que contratam uma agência de marketing tiveram um sucesso 41% maior no atingimento de metas. Isso mostra a importância de ter ao seu lado uma agência focada em resultados, orientando para a construção do planejamento e executando as atividades com qualidade e eficácia.

A Agência Auckland é especializada em geração de leads qualificados e performance do funil de inbound sales, unindo o inbound marketing com o CRM de vendas.

Todo esse processo permite uma visão completa dos funis, identificando os pontos fortes e fracos para então atuar de forma precisa.

Somos uma agência parceira RD Station e podemos ajudar o seu negócio a atingir os resultados de crescimento que deseja.

Entre em contato conosco e solicite uma diagnóstico completo da sua operação!

Diagnóstico de Marketing por IA e análise estratégica da nossa equipe

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