O Instagram é uma rede social muito poderosa para empresas, marcas e personalidades compartilharem conteúdo e formarem uma grande audiência.
Isso possibilita ganhar muita atenção para aplicar as estratégias certas e converter em vendas.
Entretanto, criar um conteúdo legal que cative as pessoas e crie um alto engajamento dos seguidores precisa de alguns hacks fundamentais para criar um perfil forte e lucrativo.
Neste artigo trouxemos 11 dicas que irão te ajudar muito nessa jornada de criar uma audiência e tornar seu Instagram em uma ferramenta de marketing poderosa.
Confira abaixo as dicas:
Conheça sua Persona
Em qualquer operação de marketing, conhecer a persona é fundamental e no Instagram não poderia ser diferente. Ao entender como o seu cliente pensa e qual tipo de conteúdo ele quer ver na rede social, seus posts serão muito mais assertivos.
Tenha uma rotina
Um dos maiores segredos do marketing digital é a rotina. Isso quer dizer ter um processo diário de produção de conteúdo para que seu Instagram tenha uma boa constância de ao menos um post por dia, seja nos stories ou no feed. O marketing deve ser prioridade em qualquer tipo de negócio, portanto tenha um tempo destinado a isso.
Estude sobre marketing digital
Conhecimento nunca é demais, ainda mais no marketing digital que é tão importante hoje em dia. Independente se você irá produzir o conteúdo ou se for outra pessoa, estudar marketing digital será muito importante para o sucesso das suas estratégias.
Crie um banco de ideias próprio
Existem muitos conteúdos disponíveis na internet para te dar insights de produção de conteúdo, incluindo este artigo que você está lendo agora. Entretanto, anotar boas referências e criar um banco de ideias próprio pode salvar muito tempo no dia a dia.
Siga perfis para ter insights
Além de ter seu próprio banco de ideias, pesquise pelo menos uns cinco perfis de dicas de conteúdo para Instagram para seguir e receber novos insights todos os dias. Isso irá oxigenar o seu cérebro com boas referências do que funciona e o que não funciona na rede social.
Siga o Instagram da concorrência
Já ouviu aquela frase: “nada se cria, tudo se copia”? Pois é, isso é uma grande verdade e se inspirar na concorrência não tem nada de errado. Até porque o tema em si dos conteúdos não mudam muito, o que vai diferenciar o seu conteúdo dos competidores é o seu jeito de produzir, que é único.
Seja repetitivo no Instagram e recicle conteúdo
No jogo do Instagram, ganha quem é mais repetitivo. Ou seja, quando você bate na tecla sobre determinado assunto, as pessoas irão te reconhecer por aquilo. Mas cuidado: ser repetitivo e ser chato são coisas diferentes. Você pode falar do mesmo assunto o quanto quiser, desde que use formas diferentes e criativas de apresentar o conteúdo.
Apareça nos posts
Um dos fatores que irão te diferenciar da concorrência, além de trazer uma imagem muito mais humana para a sua empresa, é aparecer nos posts. Utilizar fotos e vídeos suas ou da sua equipe nos posts deixa o perfil muito mais atrativo e cria uma conexão maior com o público.
Tenha um banco de fotos para usar
Uma dica que nós damos para todos os clientes aqui da Agência Auckland é contratar um fotógrafo e criar um banco de fotos bem bacana para utilizar nos posts. Dessa forma, você terá mais recursos e possibilidades na criação dos conteúdos, além de adicionar pessoalidade e diferenciação, como comentamos anteriormente.
Faça vídeos
Quando falamos em engajamento no Instagram, vídeos são superiores na maioria dos casos. Isso porque é um conteúdo muito mais dinâmico e fácil de ser consumido. Além de que o próprio Instagram tem priorizado o investimento para esse formato de conteúdo, como é o caso dos Reels e IGTV.
Use gatilhos mentais
Sem nenhuma dúvida, podemos afirmar que a utilização dos gatilhos mentais podem fazer toda a diferença no seu Instagram. Isso porque os gatilhos potencializam os conteúdos, ajudando a chamar a atenção das pessoas e induzir a uma ação, seja de engajamento ou de compra.
Contrate uma Agência de Marketing Digital
Mesmo que você já tenha bons resultados com o Instagram da sua empresa, chega um momento em que é necessário contratar uma agência de marketing para dar o próximo passo na estratégia de conteúdos e nos investimentos em anúncios no Instagram. Uma agência pode ajudar a aumentar o potencial dos posts, criar os conteúdos, gerenciar as publicações e criar novos canais para conversão de leads com uma operação completa de Inbound Marketing.
Nós da Agência Auckland gerenciamos as estratégias digitais de diversos clientes que já ajudamos a aumentar o faturamento com o Instagram. Se a sua empresa está buscando uma agência parceira para dar o próximo passo no marketing digital, clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo! Vamos avaliar seus objetivos e apresentar a melhor solução.