O Inbound Marketing é um recurso que pode aumentar seus resultados no Instagram, já que ele se tornou a ferramenta obrigatória de marketing digital para todas as empresas.
Apesar de outras redes sociais estarem crescendo bastante e possuírem uma grande audiência (não ignore o Tiktok), o Instagram ainda é a rede favorita dos brasileiros quando o assunto é fazer negócios.
Isso porque os recursos de anúncios e os formatos de conteúdo da rede social, possibilitam empresas, marcas e pessoas a criarem um engajamento forte.
Mas, principalmente, momentos de conversão de leads para transformar seguidores em clientes, o que é o principal objetivo de quem investe no Instagram para crescer a empresa.
Contudo, existe um grande gap entre publicar conteúdo e ter uma estratégia de Inbound Marketing de verdade que faz com que as pessoas saiam das curtidas e comentários, para se tornarem clientes de fato.
Algo muito comum que vemos nas empresas que buscam orçamento para gerenciamento de conteúdo no Instagram, é: “Eu tinha resultados, agora o engajamento nos posts caiu e estou vendendo menos” (essa é exatamente uma frase de um lead que chegou até nós recentemente).
É exatamente este assunto que a gente traz nesse artigo. Vamos te mostrar como uma atuação mais completa no Instagram vai potencializar os resultados da sua empresa, por meio do Inbound Marketing.
Vamos lá?
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing funciona de forma fantástica se implementado da forma correta, de maneira integrada à sua operação de marketing global.
Essa estratégia usa canais digitais, como o Instagram, Google, YouTube e outras redes sociais, para expor uma campanha às pessoas e convertê-las em leads, para posteriormente realizar ações de qualificação desses leads levando uma parcela a se tornar cliente.
Isso inclui a criação de Landing Pages (páginas de captura) com formulários para as pessoas deixarem seus dados (nome, e-mail, telefone, etc.) em troca de um benefício, que pode ser um e-book, um desconto, a inscrição para um evento gratuito, entre outas iscas digitais de interesse da sua persona.
Se você quiser entender mais afundo esse conceito de Inbound Marketing, clique aqui para ler um post completo.
Como o Instagram e o Inbound Marketing funcionam em conjunto?
Provavelmente você já possui um perfil no Instagram para a sua empresa e publica conteúdos regularmente. Certo?
Isso é muito importante, quanto mais conteúdo de valor você conseguir publicar, maior e mais qualificada será a sua audiência.
Entretanto, às vezes não dá uma sensação de que você publica os conteúdos, as pessoas engajam, e nada mais acontece?
Pois é, se isso acontece com você, provavelmente é pela falta de uma estratégia integrada de Inbound Marketing.
Quando você vai criando uma lista de e-mail e grupos de WhatsApp para lançar suas campanhas e apresentar as ofertas, a sua base de seguidores começa a se tornar uma base de leads qualificados.
Ou seja, as pessoas avançam um estágio no funil de marketing digital e ficam mais próximas de se tornarem clientes.
Isso porque seguir seu perfil e curtir seus posts é algo que você depende de vários fatores no meio do caminho. Ou seja, se a pessoa não estiver online no dia que você postar, provavelmente ela não irá receber seu conteúdo. Ou ainda se o algoritmo do Instagram mudar e diminuir seu alcance, você sairá no prejuízo.
Quando você cria uma base de leads, você tem o e-mail e o telefone das pessoas para enviar uma mensagem direta para elas, sem depender de nenhum outro fator.
E o melhor de tudo é que as pessoas já deram autorização prévia para receberem comunicação da sua empresa, através das páginas de captura.
Exemplos de como aplicar essa estratégia de marketing no seu perfil do Instagram
Existem algumas formas bem legais de implementar o Inbound Marketing integrado aos seus posts no Instagram.
Uma delas é o tradicional link na bio que joga para a landing page da campanha do momento.
Isso mesmo, a “campanha do momento”. Gerar leads constantemente é fundamental para sua empresa crescer. Para isso, é necessário ter campanhas diferentes a todo momento.
Essas campanhas podem ser de ofertas ou de conteúdos. Por exemplo, uma campanha de black friday pode ser feita com base em ofertas de preço e oportunidades de compra. Já em outros momentos, você pode criar campanhas para lives e outros conteúdos relacionados aos interesses da sua persona.
Dessa forma, você terá um calendário de campanhas para lançar durante o ano e vai mudando o link na bio de acordo com a landing page correta.
Outro local que você pode colocar o link da landing page é nos stories do Instagram, caso você tenha mais de 10 mil seguidores e a função de link esteja habilitada para o seu perfil.
Agora que você entendeu a conexão do Instagram em uma estratégia de Inbound Marketing, deixa eu te contar o maior local de gerador de leads que você pode ter dentro dessa rede social.
Facebook Ads: Uma máquina de gerar leads
O Facebook Ads é a plataforma que possibilita criar anúncios patrocinados (pagos) dentro do Instagram.
Ou seja, é muito importante que você tenha um orçamento anual para investir especificamente em mídia paga, sendo o Instagram um dos principais canais para captação de leads.
Na prática, você irá criar anúncios que atraiam as pessoas para a sua landing page. Nesse formado é possível colocar o link da página em todos os locais onde os anúncios podem ser exibidos, o que inclui o Feed, Stories, Reels, entre outros.
Caso você ainda não conheça o Facebook Ads, eu recomendo muito que pesquise sobre o assunto. Você não precisa necessariamente criar e gerenciar as campanhas, porque isso é o papel de um gestor de tráfego.
Caso a sua agência não tenha um profissional qualificado nessa área, busque uma que tenha, porque é extremamente importante.
Como ter ainda mais resultados com o Inbound Marketing no meu Instagram?
Se o seu perfil do Instagram já possui bastante autoridade e uma boa audiência, tudo fica mais fácil. Entretanto, nós aqui na Auckland já veiculamos diversas campanhas para clientes que não tinham muitos seguidores e mesmo assim deu certo.
Independente se você já tem um grande público formado ou não, existem algumas maneiras de potencializar os seus resultados. Veja algumas bem legais:
Tudo depende da estratégia
Caso você tenha uma compreensão clara da sua persona e de quais conteúdos ela se interessa, basta criar materiais de alto valor e executar boas campanhas para você começar a gerar leads.
Use e abuse dos Gatilhos Mentais
Gatilhos Mentais são formas de captar a atenção com mais facilidade das pessoas e influenciar uma decisão. Utilizar gatilhos mentais nos seus conteúdos e nas landing pages irá aumentar a conversão de leads.
Use as ferramentas certas
Ao implementar o Inbound Marketing, prefira as ferramentas mais confiáveis, fáceis de mexer e com alta performance. Nos projetos aqui da Auckland utilizamos sempre o RD Station Marketing.
Conteúdo, conteúdo, conteúdo… e mais conteúdo!
Quanto melhor e mais frequente forem seus conteúdos no Instagram, melhores serão seus resultados. Inclusive os stories são parte muito importante do processo e se você quiser algumas ideias de conteúdo nesse formato, veja esse post. https://agenciaauckland.com.br/dicas-instagram-stories/
Busque uma Agência de Marketing
O Inbound Marketing gera muitos resultados, mas não vou dizer que é algo fácil de colocar em prática. Criar todas as landing pages, os e-mails, as campanhas… isso tudo pode sobrecarregar a sua equipe. Por isso, encontre a agência certa que vai te ajudar a operacionalizar todo o processo e ajudar com ideias diferentes para sua empresa.
A Agência Auckland é parceira credenciada da RD Station e pode te ajudar com o seu Inbound Marketing. Atuamos desde a elaboração da estratégia, produção de conteúdo e operacionalização do RD Station com foco em captação de leads para aumentar os resultados da sua empresa. Entre em contato com a gente que iremos elaborar uma proposta personalizada (clique aqui)!