O plano de marketing é o instrumento que irá definir os objetivos de marketing e criar as estratégias necessárias para alcançá-los. É peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio e mantém o time de marketing focado nos resultados.
Entretanto, por mais simples que seja a sua definição, o processo para criar um planejamento pode ser desafiador. Muitas vezes, os objetivos são difíceis de serem encontrados ou faltam ideias para criar estratégias sólidas.
Existem, ainda, variáveis de mercado que você deve considerar, porém não pode controlar, exigindo que o plano seja robusto, porém flexível ao mesmo tempo para se adaptar às mudanças.
Contudo, viver sem ele é um grande risco. Sem um planejamento, são grandes as chances de uma empresa desviar de seu caminho e se perder.
É muito comum as pessoas se pegarem refletindo: “Por que eu estou fazendo isso? Qual o sentido?”
Isso geralmente acontece quando a empresa não tem uma visão clara e um plano estratégico (global e de marketing) definido para chegar lá.
Mas fique tranquilo, pois hoje você verá um passo a passo que pode facilitar muito a criação do seu plano de marketing. Vamos lá?
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Preciso mesmo criar um plano de marketing?
Para escrever este texto sobre plano de marketing, utilizei com base diversas fontes de conhecimento, tanto teóricas quanto empíricas. Combinando a isso, vem também o conhecimento publicado em sites renomados, para citar este blog post que gosto muito do Entrepreneur.com, além de Harvard Business School, Wharton, entre outros.
Os principais motivos que levam as empresas a desenhar um plano de marketing são crescimento de receita de forma estratégica, retenção de clientes e maior reconhecimento de marca.
Uma pesquisa realizada pela RD Station sobre o panorama de vendas no Brasil em 2022 apontou que 71% das empresas entrevistadas não bateram suas metas.
A grande causa disso não é somente ou exatamente a falta de planejamento, mas de ter um planejamento ruim e, especialmente, não realizar o acompanhamento dele (exatamente, mesmo um planejamento ruim executado com disciplina e determinação, pode dar resultados positivos).
Veja que, das mais de mil pessoas que já fizeram o download da nossa planilha de indicadores de marketing digital, 55% indicaram que o “Planejamento” está entre os principais desafios de marketing. Ainda, 41% das pessoas informaram que “Mensurar Resultados” é uma dificuldade.
Não ter um plano de marketing bem estruturado e uma rotina de acompanhamento, faz com que no curto prazo as empresas percam o foco nos objetivos, não batam suas metas e percam o controle das análises de resultados.
No longo prazo, pode ser ainda pior, fazendo com que uma empresa feche as portas por ameaças do ambiente externo, sendo a maior delas a concorrência.
Quais os benefícios do plano de marketing
- Clareza, foco e disciplina nos resultados;
- Melhorar o gerenciamento de recursos;
- Obter consistência e crescimento mais previsível;
- Adquirir novos clientes e aumentar o marketshare;
- Descobrir novos canais de relacionamento e vendas;
- Criar campanhas de vendas que realmente funcionam;
- Ficar atento às mudanças de mercado e reagir rapidamente;
- Evitar que a concorrência roube seus clientes;
- Compreender as necessidades dos clientes para criar novos produtos;
- Coletar dados para obter novos insights e inovar;
- Fidelizar clientes para aumentar o LTV e criar fãs da marca;
- Aumentar o reconhecimento da marca no mercado;
- Aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores;
- Obter melhor alinhamento entre departamentos e diretoria.
Agora que compreendemos essa importância, está na hora de conhecer o processo de construção do seu planejamento.
Quais as etapas para construção de um plano de marketing
Um bom planejamento não é apenas uma lista de atividades de marketing que a empresa tem intenção de realizar durante o ano. Ele é composto por uma série de estudos, análises e reflexões para coletar as informações necessárias e transformá-las em objetivos e estratégias.
Sendo assim, o desenvolvimento de um plano de marketing deve percorrer as 9 etapas abaixo:
- Visão de negócio e objetivos estratégicos
- Análise dos concorrentes e do ambiente externo
- Público-alvo, Persona e ICP
- Diagnóstico de recursos estratégicos
- Desenvolvimento de estratégias e KPIs do Plano de Marketing
- Cronograma e metas
- Gerenciamento financeiro
- Minimizando riscos
- Rotinas de acompanhamento
A seguir, vamos explorar em detalhes cada uma das etapas do processo de planejamento.
1 - Visão de negócio e objetivos estratégicos
Para onde vamos? Essa é uma pergunta que pode tanto motivar quanto gerar desespero.
Isso porque ter uma visão de negócio clara, não apenas para quem lidera a empresa, mas também para todos os colaboradores, é um desafio.
Quem consegue essa proeza, está muito mais próximo de ter um planejamento de marketing de sucesso, pois antes de criar as estratégias, é necessário definir os objetivos.
Aquela famosa frase que se muitos consideram clichê é, na verdade, muito sábia: “se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”. É como se você chamasse um Uber no app sem dizer o destino e deixasse o motorista escolher para onde você vai (e ainda vai te cobrar por isso, pode apostar!).
Definir objetivos é fundamental
De fato, quando não temos um objetivo definido, todo o processo de planejamento de estratégias, definição de KPIs, criação de campanhas, etc., fica extremamente desconectado. O risco de errar é gigante.
Portanto, o primeiro passo de um planejamento de marketing é saber para onde o barco está indo. Sabemos que é uma etapa difícil de superar, pois em muitos casos (para não dizer a maioria), as empresas literalmente não sabem para onde estão indo.
Os objetivos não são claros. E esse desenvolvimento precisa partir da visão de futuro dos líderes, de suas ambições e desejos.
Seja específico na definição dos objetivos de negócio
Vamos supor que seu grande desejo é ser a maior referência do seu nicho de mercado e que você tenha comunicado isso como objetivo de negócio para toda a sua equipe.
Então eu te pergunto: o que é exatamente ser uma referência no seu nicho?
Ser referência é uma visão. Uma ambição. Mas especificar o que você precisa alcançar para ser referência, é objetivo. Assim, dentro dessa visão, um exemplo de objetivo claro poderia ser conquistar o prêmio mais importante do setor.
Da mesma forma, se a sua visão é ser líder de mercado, um exemplo de objetivo seria alcançar um valor de faturamento anual, impulsionando o crescimento da empresa para esse caminho.
Aqui na Auckland um objetivo que tínhamos em um determinado ano era ser uma agência rentável desenvolvendo o trabalho que a gente ama, que é ajudando nossos clientes a crescerem seus faturamentos com estratégias de marketing digital.
Essa é nossa visão? Não exatamente, temos planos muito maiores que esse. Mas para alcançar essa visão de longo prazo, entendemos que naquele ano era fundamental tornar a agência mais rentável.
Então traçamos um planejamento com esse foco e conseguimos atingir esses objetivos, já que estava claro o que precisávamos fazer. Desde então, nossa rentabilidade vem aumentando de forma consistente ano após ano, contribuindo para levar a agência ao destino que traçamos para a empresa.
Colocando prazos nos objetivos
Além de especificar onde você quer chegar, é necessário colocar prazo para os objetivos da empresa.
Caso contrário, “alcançar a liderança de mercado” no próximo ano ou daqui 100 anos, se torna a mesma coisa, pois não foi estabelecido quando isso deveria acontecer.
Um bom planejamento de negócio é composto por uma visão clara, objetivos bem definidos, prazos e metas, estratégias sólidas, liderança forte na execução e análise de desempenho efetiva.
2 - Análise dos concorrentes e do ambiente externo
Existem empresas disruptivas que são criadas pra mudar completamente um determinado mercado. Porém, nem essas empresas estarão sozinhas naquele mercado por muito tempo.
Você não está sozinho no mercado, portanto precisa monitorar com precisão o ambiente onde está atuando. Isso significa, principalmente, ficar ligado nas tendências do mercado e no que os concorrentes estão fazendo.
Na internet, dar uma olhadinha na rede social do vizinho ou entrar no site deles de vez em quando, não faz mal a ninguém.
Além disso, hoje também é possível verificar como o seu mercado investe em anúncios na internet, utilizando ferramentas como a Biblioteca de Anúncios da Meta, o Planejador de Palavras-Chave do Google, o próprio relatório de Informações do Leilão caso você já invista no Google Ads, entre outras técnicas.
Participar de feiras e eventos presenciais do seu setor, assim como de eventos online, também é de extrema importância. Dessa forma, você terá contato com o que está acontecendo no mercado de forma muito mais verdadeira, sem o viés estético que a internet pode causar.
Afinal, tudo mundo quer parecer mais bonito nas redes sociais do que realmente é, concorda?
Por último, não deixe de associar-se de grupos empresariais e explorar outras formas de networking, mesmo que não seja diretamente relacionado ao seu nicho.
Resumindo, não seja aquela empresa alheia ao mercado, vivendo na própria bolha. Fique atento ao que acontece ao seu redor, assim você conseguirá se antecipar a alguma tendência ou então reagir rapidamente caso perceba que esteja ficando para trás.
3 - Público-alvo, ICP e Persona
Em suma, conhecer o seu cliente significa ter um profundo entendimento sobre o seu público-alvo, ICP e Persona.
Sem isso, todo o seu planejamento perde a referência e não existe um posicionamento de marca adequado para obter resultados.
Para definição, veja abaixo o que significa cada um desses termos e o que os diferencia entre si:
- Público-Alvo: é caracterizado pelos dados demográficos do seu cliente. Ou seja, onde ele mora, a faixa etária, gênero, poder de consumo, grau de educação, poder de consumo, entre outros.
- ICP: esta sigla significa Perfil Ideal de Cliente, que é mais utilizado em negócios B2B para definir quais as características da empresa que possui potencial de ser cliente, tais como nicho de mercado, faixa de faturamento, número de funcionários, estrutura departamental, maturidade, etc.
- Persona: é uma representação detalhada e precisa do seu cliente ideal. Ela é construída a partir de uma combinação de dados demográficos e informações mais aprofundadas sobre comportamentos, hábitos, preferências, motivações e desafios. Ao criar uma persona, você obtém uma compreensão mais completa e humanizada do seu público-alvo, permitindo que você se conecte de maneira mais eficaz e ofereça soluções que atendam às suas necessidades específicas.
Para esta etapa do seu plano de marketing, recomendo a leitura deste artigo sobre persona que fala mais detalhadamente. Caso tenha dificuldades de realizar esse processo, experimente utilizar a Jornio, um software onde você insere algumas informações e ele traz a descrição da persona como num passe de mágica.
4 - Diagnóstico de recursos estratégicos
Após todo o entendimento de mercado e do seu cliente, é altamente recomendado que você faça um diagnóstico completo da sua empresa nesse ambiente.
Somente dessa forma ficará claro onde sua empresa é muito boa e onde ela deixa a desejar.
Existem diversos métodos que sua empresa pode utilizar para realizar esse diagnóstico. Para citar alguns:
- Análise SWOT: consiste no levantamento de dados e observações, de forma metodológica, das Forças (S) e Fraquezas (W) de uma empresa e também das Oportunidades (O) e Ameaças (T) do mercado. Essa é uma das técnicas mais usadas para entendimento de como um negócio está inserido em seu nicho de mercado.
- Modelo VRIO: consiste em entender se uma empresa possui vantagens competitivas frente aos concorrentes, analisando sua estrutura, produtos e serviços com os critérios de Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.
- Matriz BCG: essa análise coloca todos os produtos e serviços de uma empresa em perspectiva quanto ao momento em que cada um está, caracterizando individualmente cada fonte de faturamento como uma “Estrela”, uma “Vaca leiteira”, um “Abacaxi” ou um “Questionamento”. Esses termos possuem significados bastantes consistentes em relação a crescimento e rentabilidade, o que torna o método muito útil para entendimento de investimentos de marketing.
- 4Ps: revisar os 4Ps do marketing nunca saiu de moda. Empresas que possuem isso em seu DNA, mesmo que de forma mais empírica, geralmente conseguem resultados mais rentáveis, pois enxergam e exploram todos os detalhes de um planejamento, sem deixar escapar nada.
Para coletar as informações que você precisará nesse processo de diagnóstico, será necessário realizar o benchmarking e, em alguns casos, o cliente oculto.
Benchmarking
Para coletar as informações que você precisará nesse processo de diagnóstico, será necessário realizar um benchmarking.
O benchmarking é uma análise mais “micro” de outras empresas, especialmente de seus concorrentes, porém não se limitando a eles.
Isso significa buscar entender o como essas empresas realizam as mesmas atividades que você e quais os resultados que elas obtém.
Dessa forma, será possível entender se a sua empresa está com melhor ou pior desempenho.
Cliente Oculto
A melhor forma de compreender como seus concorrentes fazem o que fazem, é por meio de um cliente oculto.
De modo simples, alguém vai até seu concorrente e finge ser um cliente interessado, com o objetivo apenas de coletar informações como preços, etapas de um processo, qualidade do atendimento, entre diversos outros itens.
Essa prática também é muito utilizada para a própria empresa. As lideranças ou mesmo o departamento de marketing contratam pessoas para realizar um cliente oculto em seus processos de atendimento, coletando feedbacks importantes para melhoria da experiência do cliente.
Análise de resultados passados
Provavelmente, sua empresa já teve diversas ações de marketing no passado. Caso essas ações tenham sido documentadas ou você consiga um histórico de resultados dentro das ferramentas de ads, analise.
Realize uma análise do que deu certo e o que deu errado. Converse com as pessoas, busque tudo o que conseguir de resultados passados. Isso irá ajudar a guiar algumas escolhas.
Ou seja, o que funcionou uma vez, nem que seja uma simples copy, pode ser muito útil novamente. Da mesma forma, pode ser que você descubra também motivos de algo ter dado errado e poderá evitar isso no seu planejamento.
5 - Desenvolvimento de estratégias e KPIs do Plano de Marketing
Aqui talvez seja uma das etapas mais importantes de todo o plano de marketing. Uma vez que seu objetivo tenha sido estabelecido e o estudo de mercado realizado, é hora de pensar quais serão as estratégias que vão fazer sua empresa crescer.
Esta etapa é composta tanto por um processo criativo quanto analítico. Isso porque não basta ter boas ideias, é necessário fazer uma ótima curadoria de ideias.
Inclusive, dependendo do orçamento disponível, algumas ideias simplesmente serão inviáveis.
Na etapa anterior, falamos sobre diversas metodologias de análise do ambiente externo e de recursos estratégicos.
Somente essa atividade já trará insights suficientes para uns três anos de planejamento de marketing. Contudo, você não deve tomar decisões somente com isso, é necessário dar um passo a mais, realizando uma série de brainstorming.
Brainstorming de ideias
Nesse momento, você deverá juntar algumas pessoas que tenham relação com a jornada do cliente na empresa. Isso inclui tanto o time de marketing quanto membros de outras equipes tais como atendimento ao cliente, vendas, pós-vendas, etc.
Essas pessoas terão insights muito importantes sobre a persona, suas dores, necessidades do momento, entre outros fatores que influenciam diretamente nas estratégias de marketing.
Com todas essas mentes em uma mesma sala (ou videochamada), deixe o ambiente próspero para a liberação de ideias. Compartilhe as informações mais relevantes extraídas do diagnóstico de recursos estratégicos, mostre qual é o objetivo da empresa e peça por ideias.
Aqui é importante que sejam anotadas tanto ideias de crescimento quanto de correções. Por exemplo, mostrando quais são os pontos fracos da Matriz SWOT, é possível enxergar tópicos que precisam ser corrigidos com uma certa urgência.
Por outro lado, caso você tenha identificado uma grande oportunidade de mercado, também será necessário pensar em como aproveitar essa onda.
Toda ideia é importante de ser anotada, sem pensar em restrições de aplicação. Posteriormente, será o trabalho de curadoria do marketing junto com a diretoria para selecionar as ideias com maior potencial de resultados e que sejam viáveis de implementar em relação a custos, pessoas e tempo (Dica de leitura: Guia de brainstorming)
A partir desse exercício você terá uma lista de muitas ações de marketing para incluir no seu planejamento.
Curadoria de ideias
Ok, o pessoal se empolgou e você conseguiu listar 30 ideias em potencial para o plano de marketing e agora é o momento de realizar uma curadoria para selecionar as 5 a 10 melhores.
Isso porque executar todas as boas ideias exige muito tempo e se você tem um time de marketing enxuto (como é a maioria dos casos), então precisará concentrar esforços.
É melhor que algumas poucas ações sejam bem executadas do que muitas ideias sendo eternamente idealizadas e não conseguindo sair do papel por falta de recursos.
Ou seja, para seu plano de marketing ter resultados, você só vai precisar de poucas estratégias, porém com uma profundidade de execução muito grande.
Aprofundamento estratégico
Uma das maiores características de um planejamento de marketing que não deu certo, é a falta de aprofundamento nas estratégias.
Ou seja, sem um detalhamento de quais serão as atividades necessárias para que uma estratégia tenha sucesso, as equipes acabam omitindo ou esquecendo de pequenas ações que, no todo, fazem uma grande diferença.
Por exemplo, suponha que neste ano sua empresa faça aniversário de 10 anos e você fará uma grande campanha de vendas com esse tema e pretende captar leads com tráfego pago.
Em muitos cenários como este, as equipes desenvolvem alguns criativos de anúncios e colocam para rodar nas redes sociais, sem projetar uma meta de leads, uma jornada do lead com landing page e automação, esquecem que precisam de uma copy bem feita e focam apenas no design, entre outros.
Inclusive, geralmente a regra nesses casos é “tenho X de orçamento e vamos ver no que dá”. Quando o resultado não ocorre, não fazem um debriefing adequado para investigar o que exatamente não funcionou.
Cada estratégia precisa ser bem elaborada no nível de detalhes. Mesmo que dê muito trabalho, mas pelo menos você irá aumentar as chances de sucesso.
Definitivamente, é melhor executar menos estratégias em alto nível do que muitas estratégias superficiais. É claro que feito é melhor do que perfeito, mas com bom senso conseguimos encontrar um equilíbrio entre volume e qualidade das ações de marketing.
6 - Cronograma e metas
Após realizar a curadoria, coloque no template de planejamento que a Agência Auckland desenvolveu para você e comece a preencher as metas e cronogramas.
Toda estratégia precisa ter um resultado chave, sendo específico, mensurável e com prazos definidos.
Por exemplo, caso seu objetivo seja aumentar em 20% as vendas de um produto e a estratégia é a expansão de marketshare, defina exatamente quantos novos leads qualificados você deverá captar na região escolhida e em quanto tempo isso deve ser executado.
Para ajudar um pouco mais nessas definições de metas, leia também o artigo que fala quais são as principais metas de marketing e quais escolher para a sua empresa.
7 - Gerenciamento Financeiro
Uma vez que você consegui listar as atividades necessárias em cada estratégia, é muito importante que coloque tudo listado em uma planilha. Em seguida, preencha todos os valores que serão investidos em cada uma delas, mês a mês.
Dessa forma, você terá uma visão completa de todos os gastos necessários para equipe, fornecedores, investimentos em mídia paga, produção de conteúdo, contratação de ferramentas, entre outros.
Captando orçamento
Beleza, seu planejamento de marketing ficou espetacular. Agora, quem vai pagar por ele?
Para executar esse planejamento, será necessário recursos, especialmente financeiro. Para isso, você vai contar com o orçamento que já está pré-aprovado pela diretoria, e algo a mais…
Se você fez tudo certinho até aqui e seu planejamento está rico em detalhes de estratégias, antecipações de objeções e controle de riscos, então convencer a empresa a apostar nas suas ideias não será um grande problema.
Crie uma bela apresentação com persuasão, segurança e storytelling e marque aquela reunião nervosa com a diretoria.
Bora conseguir mais verba para fazer seu planejamento dar certo!
8 - Minimizando riscos (hora de ser "pessimista")
Ainda, você também precisará antecipar os riscos. O que pode dar errado? Qual a pior coisa que pode acontecer e com você vai minimizar esse risco?
Quando estamos planejando crescimento, otimismo é extremamente necessário, porém às vezes ele pode camuflar os riscos já que estamos tão preocupados em fazer dar certo.
É nesse momento que você deve parar para anotar tudo o que pode dar errado. Algumas pessoas acharão que isso é pessimismo, mas eu não vejo dessa forma.
A maioria das pessoas planeja para diminuir as chances de dar errado. Eu gosto de planejar para aumentar as chances de dar certo e pensar nos riscos é uma forma de prevenir que meu planejamento não dê certo.
Em resumo, é melhor ter consciência de que seu plano não será perfeito. Por mais que você se esforce, pode deixar algum detalhe passar. E se esse não for o caso, existem diversos fatores que não estarão no seu controle.
Por isso, é necessário ter pelo menos algumas ideias de contingência para cada grande risco do seu planejamento. Isso pode acabar te salvando!
9 - Rotinas de acompanhamento
Por último, é necessário definir quais serão as rotinas de acompanhamento e controle do seu planejamento de marketing.
Particularmente, eu gosto de manter duas rotinas para garantir que meu planejamento esteja acontecendo conforme o esperado.
Em primeiro lugar, acredito ser fundamental realizar reuniões semanais para motivação e remoção de pequenos obstáculos.
Em outras palavras, são momentos para colocar combustível no tanque e ter energia para continuar em velocidade alta, além de mapear possíveis travas do andamento do plano e removê-las rapidamente.
A outra rotina, e não menos importante, são as análises de resultados e ajustes de rota, que devem ser feitas mensalmente.
Nesses momentos, é possível apurar os resultados e identificar melhorias. Além disso, ao longo do ano você terá um controle maior sobre as ações de marketing e saberá se o planejamento precisa de algum ajuste.
Dica: já comece o ano com todas essas reuniões agendadas. Isso dará possibilidades de identificar os erros e tomar decisões rápidas.
Como comprovar ROI
Caso você tenha se dedicado em todas as etapas anteriores, aqui não será uma tarefa muito difícil.
Comprovar o ROI de um planejamento significa basicamente colocar os resultados na mesa e verificar se valeu a pena ou não. Ou seja, se trouxe lucro para a empresa.
Dependendo de como as coisas funcionam na sua empresa, será mais fácil ou mais difícil compreender quanto o planejamento trouxe de faturamento novo, ou seja, aquele que não aconteceria de forma passiva.
Convenhamos, o seu CEO só vai ficar feliz se todo o esforço que o departamento de marketing fizer tenha um resultado notório. Se o faturamento estiver vindo basicamente pela inércia e pelo esforço do time de vendas, você vai precisar de muito argumento e comprovação de reconhecimento de marca para compensar.
Considere, neste cálculo de ROI do plano de marketing, os custos reais da sua planilha de gerenciamento financeiro (como explicamos anteriormente) e os resultados diretos alcançados, seja em faturamento e/ou branding.
Fatores críticos de sucesso de um plano de marketing
Muito bem, você utilizou nosso template e construiu um plano de marketing de dar medo na concorrência.
Mesmo assim, na prática a teoria é outra. Por isso, listamos abaixo alguns pontos de atenção que se você internalizar nos seus processos, aumentará consideravelmente as chances de sucesso.
- Organização e Documentação: seja implacável. Tenha todas as informações registradas e de fácil acesso, seja na fase de construção do planejamento, nas atas das rotinas de acompanhamentos e na elaboração dos relatórios.
- Acompanhamento e Controle: agregue à sua operação as ferramentas certas para ter controle das atividades e conseguir visualizar os resultados em tempo real se possível (Excel, BI, um editor de relatórios, apps de gerenciamento de tarefas, etc.);
- Motivação e Inteligência Emocional: pra ser sincero, terão momentos difíceis. Você vai se questionar, a equipe vai ficar apreensiva, os números podem demorar para engrenar… mas acredite no processo. Fique atento aos detalhes, passe segurança para a equipe e mantenha a confiança se você realmente acredita que está no caminho certo. Resultados levam tempo para acontecer.
- Apoio de Agência de Marketing: um plano de marketing abrange muitas áreas diferentes e sua execução necessita entender de muitas ferramentas, principalmente no marketing digital. Por isso, é fundamental ter uma agência de marketing ao seu lado, pois irá prover apoio estratégico e conhecimento especializado para a execução. Para saber mais, clique aqui e conheça o trabalho da Agência Auckland.
- Flexibilidade: “Se necessário, troque o veículo, troque a rota, troque as datas… mas mantenha o foco no destino”. Essa frase de Peter Drucker resume tudo sobre ter flexibilidade no seu plano de marketing. Persistência e teimosia são coisas diferentes. Como comentei, se você tem certeza de que está no caminho certo, seja persistente. Porém, fique atento aos sinais que podem indicar a necessidade de um ajuste de rota, ok? Não seja cego e apegado a algo que pode dar errado.
- Growth Hacking: esta é uma das melhores metodologias que você pode adotar dentro e fora do seu planejamento, que basicamente é a análise de dados para gerar insights de otimizações de processo para aumentar resultados. Aplicando esta técnica, tenho 100% de certeza de que encontrará caminhos melhores. – Leia também: O que é Growth Hacking?
- Consistência: você não construirá nada com “fogo de palha”. Continue fazendo, continue melhorando. Reforço: resultados aparecem com o tempo.
- Debriefing: O que deu certo? O que deu errado? O que faremos diferente daqui pra frente? Essas são perguntas obrigatórias para serem respondidas ao final de cada ciclo de execução e análise do seu plano de marketing. Eu sugiro realizar essa reflexão pelo menos a cada trimestre e uma anual, construindo um relatório de debriefing com as lições aprendidas de cada ciclo. Isso dará um grande poder gigante para a empresa no médio e longo prazo.
- Time de alta performance: boas ideias nas mãos de profissionais medíocres não irão produzir resultados. Ideias medíocres na mão de profissionais de alto nível irão produzir resultados acima da média. Boas ideias nas mãos de times de marketing de alta performance irão produzir resultados extraordinários.
Conclusão
Em conclusão, um plano de marketing bem elaborado é uma ferramenta poderosa para orientar e impulsionar o sucesso. Ao investir tempo e recursos na construção de um plano de marketing sólido, as empresas estão mais preparadas para enfrentar os desafios do mercado e alcançar resultados significativos.
A Agência Auckland possui ampla experiência acadêmica e empírica na construção e execução de planos de marketing, seja para benefício próprio ou com cases junto a nossos clientes.
Caso sua empresa esteja iniciando a construção do planejamento, podemos te ajudar na parte estratégica. Por outro lado, se você já tem um plano e precisa de especialistas para compreendê-lo e te ajudar na execução, nós somos essa agência.
Ao entrar em contato conosco e solicitar atendimento, vamos realizar um diagnóstico completo do seu cenário para propor um plano de trabalho com escopo personalizado. Clique aqui e fale conosco agora mesmo!