Uma empresa que possui um marketing forte, geralmente é composta por um time de marketing de alta performance, capaz de gerar resultados sólidos.
É fato que o marketing atualmente necessita de muitas ferramentas digitais e investimentos constantes em SEO e tráfego pago para funcionar.
Contudo, o maior investimento que uma empresa pode fazer é em seu próprio time de marketing.
Sem uma equipe forte, com processos bem definidos, mindset vencedor e uma gestão de fornecedores impecável, é praticamente impossível escalar resultados.
Nesse post vamos dar dicas de como você pode ter um time de alta performance dentro da sua empresa.
Independente se este time é composto por uma, duas ou dez pessoas, os resultados irão acontecer com a construção da cultura de marketing, dos processos dentro da equipe e da escolha dos parceiros certos.
E o primeiro passo para isso acontecer, é estabelecer uma liderança forte.
O papel do líder no time de marketing de alta performance
Dependendo da estrutura da sua empresa, o líder do time de marketing pode ser um diretor, gerente, coordenador ou até mesmo o analista de marketing.
Essa liderança é a referência de marketing dentro da empresa, podendo ou não ser a mesma pessoa que ocupa um cargo hierárquico.
Estamos falando da pessoa que lidera o desenvolvimento do setor, que apresenta as ideias, participa das decisões estratégicas, escolhe e gerencia os fornecedores, e por aí vai.
Essa pessoa precisa ser muito versátil, com conhecimentos técnicos suficientes em diversas áreas de marketing, além de ter capacidade de articular e influenciar as pessoas na organização para que as atividades de marketing aconteçam.
Na ausência dessa figura, é muito difícil montar um time de alta performance.
Agora, se você já é esse profissional ou possui essa liderança na empresa, então confira a seguir as dicas para criar uma cultura de marketing de alta performance e desenvolver um time de resultados.
Como desenvolver um time de marketing de alta performance?
Abaixo listamos algumas dicas e características predominantes nos times de alta performance que conhecemos e indicamos que você tenha no seu ambiente.
Coloque as pessoas certas nos lugares certos
Esse é um fator determinante para ter um time de marketing de sucesso.
As pessoas do seu time precisam saber o que estão fazendo e ter maturidade para evoluir no ritmo que a empresa precisa.
Além disso, as pessoas precisam se encaixar muito bem na cultura da empresa para terem comprometimento com os objetivos da mesma.
Outro fator importante é colocar as competências certas nas atividades que cada um sabe desempenhar. Por exemplo, seria muito difícil para um copywriter fazer peças de design, ou para a social media criar processos de vendas.
Seus KPIs de marketing precisam estar bem estabelecidos
É comum encontrarmos times de marketing frustrados com o modo como seus resultados são avaliados pela empresa.
Isso acontece quando os KPIs (indicadores chave de performance) não estão bem estabelecidos.
Definir os KPIs certos é fundamental para entender se o time está com boa performance ou não.
A partir do planejamento estratégico global da empresa, o time de marketing pode desdobrar em três a cinco KPIs de marketing direta ou indiretamente alinhados com as metas de negócio da empresa.
Após essas definições, o time precisa deixar claro para a diretoria e para os outros departamentos quais são os KPIs que irão focar e ser avaliados por isso, sem deixar muita margem para julgamentos subjetivos.
Afinal, performance se alcança com otimizações ao longo dos processos, e o que não pode ser medido, não pode ser melhorado.
Promova treinamentos constantes
Por mais competentes que cada membro do time seja, sempre existe algo que precisa ser aprendido ou atualizado.
O mercado muda a todo momento. No marketing digital, novas tendências e ferramentas estão surgindo cada vez mais rápido.
Alguns exemplos de como implementar treinamentos:
- Estabelecer metas de participação de eventos online e/ou presenciais;
- Criar um fundo para financiar compra de livros e participações em treinamentos pagos;
- Contratar consultorias e palestras pontuais;
- Criar uma rotina semanal ou mensal de encontros para compartilhar conhecimentos entre membros da equipe;
- Promover a busca ativa por conhecimento.
É necessário ter uma cultura de aprendizado constante no time para que ele possa evoluir e de fato alcançar alta performance.
Tenha constância nas ações de marketing digital
Alta performance não nasce da noite para o dia. É necessário rotina e disciplina nas atividades e campanhas de marketing, especialmente no marketing digital.
Isso pode ser realizado tanto em campanhas pontuais (como a black friday) ou em ações recorrentes, como é o caso da captação de leads de fundo de funil.
Quanto mais constante forem as ações de marketing, mais dados poderão ser coletados, para analisar possibilidades de otimização, e mais experiência o time terá para tomar decisões.
Empresas que criam inúmeras campanhas e não possuem a paciência necessária para entender como gerar resultados, tendem a se frustrarem mais facilmente.
Dê liberdade para testar novas ideias
No marketing digital, um arroz com feijão bem feito tende a funcionar muito bem. Contudo, um toque de criatividade pode fazer uma grande diferença.
Por mais tradicional que uma empresa possa ser, se ela quer acelerar seus resultados de marketing, precisa dar liberdade para o time testar novas ideias.
Sem essa iniciativa, a equipe não terá outra opção a não ser fazer mais do mesmo. E não dá para ter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.
Estabeleça processos bem definidos
Sem processos é quase impossível conseguir organização, qualidade e agilidade ao mesmo tempo. Além disso, gera muita ansiedade nas pessoas.
Quando um time não possui processos bem definidos, cada um faz do seu jeito. Ou seja, não existe padrão e as chances de que os resultados sejam divergentes das expectativas, são grandes.
Criar processos padronizados dão tranquilidade e eficiência para as atividades de marketing.
Um exemplo muito simples disso é o processo de briefing para cada demanda de design necessária. Sem um briefing claro, o designer vai precisar adivinhar muitas coisas, possivelmente gerando retrabalhos até que o resultado seja o esperado por quem demandou.
Um time de marketing de alto desempenho precisa estabelecer processos claros para todas as atividades recorrentes, gerando organização, qualidade e tranquilidade.
Lute por um orçamento de marketing justo
Vejo com frequência empresas que possuem uma diretoria exigente, porém não disponibilizam um orçamento de marketing justo para sua equipe.
Um grande orçamento sem boas ideias não vai adiantar. Mas ideias muito criativas sem orçamento, também não resolvem muita coisa.
Seu time precisa lutar pelo orçamento justo para alcançar os resultados. Isso exige capacidade de negociação para apresentar as ideias à diretoria e convencê-los a liberar a verba.
Um time de alta performance sabe articular isso muito bem e busca o orçamento necessário para ter sucesso.
Crie um Mindset de alta performance
Ser um time de alta performance todos querem, mas são poucas as equipes que possuem clareza das dores necessárias.
Alta performance significa ser acima da média e gerar resultados extraordinários. Ou seja, não ordinários.
Seu time não será acima da média se não adotar atitudes necessárias e ter maturidade para isso.
Ter um alto desempenho exige se esforçar mais que a maioria, trabalhar mais e melhor e entregar resultados além do esperado.
E cada um da equipe precisa ser sincero para entender se está no lugar certo, fazendo o que gosta. Caso contrário, não terá motivação para executar um ótimo trabalho todos os dias.
Contrate a agência de marketing certa e os fornecedores certos
Times de marketing de alta performance entendem que não são autossuficientes e precisam de parceiros para complementá-los onde precisam.
É muito comum um time vencedor, ter uma agência de marketing de qualidade, além de outros fornecedores de alto nível também.
São raros os times que possuem todas as competências necessárias. Essas exceções geralmente são compostas por equipes muito grandes, com diversos profissionais de diferentes áreas.
Contar com uma ótima agência de marketing digital, um parceiro de relações públicas e fornecedores de conteúdos como produtoras, fotógrafos e videomakers são a chave para o sucesso de pequenas e médias equipes de marketing que almejam ter resultados extraordinários.
E mais que isso, realizar uma boa gestão desses fornecedores e parceiros, faz toda a diferença.
Leitura Recomendada:
O que faz uma Agência de Marketing e quanto Custa para contratar?Mantenha a régua alta
Como líder e como peça-chave de uma equipe de marketing, você precisa exigir que o time mantenha a régua de qualidade e mindset altos.
Existe aquela famosa frase: “melhor feito do que perfeito”.
E de fato, é melhor uma boa campanha rodando do que uma campanha excelente no papel.
Contudo, você não pode se contentar com isso. Sempre faça o melhor que você puder, com as ferramentas e condições que você tem. E um pouco a mais.
Puxe você mesmo a régua pra cima, assim os outros irão seguir. Ou então irão pedir para sair, aplicando a seleção natural das pessoas na equipe e mantendo somente as melhores.
Crie uma cultura eficaz, criativa, inteligente e vencedora.
Promova a diversidade
Por último e não menos importante, em um time de marketing de alta performance, todos possuem a mesma vibração e estão focados no mesmo objetivo.
Contudo, isso não quer dizer que todos sejam iguais.
Um time de marketing precisa ter pessoas diferentes, que promovam ideias novas e pensem fora da caixa.
Diferentes cores, idades, experiências e tudo o mais que possa enriquecer a equipe, poderá fazer uma grande diferença nos resultados da empresa.
Bônus: Trate as pessoas do seu time como atletas
Não sei se você entende um pouco como funcionam os campeonatos de futebol.
Mas só para contextualizar, o campeonato brasileiro possui as séries A, B, C e D.
Na série A jogam os 20 melhores times do Brasil. E cada série seguinte contempla os times inferiores.
Para jogar na série A, os atletas de cada um dos 20 times precisam ter talento diferenciado. Mas isso por si só não torna um time vencedor.
Todos os anos, dois ou três times sempre se destacam e brigam pelo título até as últimas rodadas do campeonato.
Esses são times vencedores. Mas por que isso acontece?
Porque os jogadores e as organizações desses times se esforçam mais.
Quer dizer que esses times possuem os melhores jogadores? Geralmente sim, mas isso não é uma regra.
O que acontece é que como equipe, eles são mais fortes. Treinam jutos com mais vontade, vibram na mesma energia, possuem uma liderança mais forte (técnico) e estão mais focados no objetivo (título).
Eu gosto de comparar as equipes das empresas como se fossem times de futebol.
O que realmente diferencia um time de marketing de alta performance, dos demais?
O fato da equipe estar em sintonia, ter um objetivo claro e se esforçar mais que a maioria para alcançar esse objetivo.
Em um time de alta performance, as pessoas atuam como se fossem atletas de alta performance.
Elas chegam mais cedo, saem mais tarde, trabalham com mais motivação e estão focadas.
Pense nisso. Pense em qual série você joga hoje e em qual gostaria de estar jogando: A, B, C ou D?
E caso já esteja jogando na série A, o que ainda falta para vencer o campeonato?