Calcular indicadores de performance de marketing digital é fundamental para monitorar o desempenho das campanhas e resultados.
Sem realizar o acompanhamento de perto desses indicadores, fica impossível concluir se os investimentos de marketing estão gerando resultados.
Contudo, existem centenas que indicadores de performance que podem ser calculados. Por isso, primeiramente é necessário definir quais são os KPIs de marketing da sua empresa.
O que é KPI?
KPI é a abreviação de Key Performance Indicador. Em tradução livre, Indicador-Chave de Performance.
Como o próprio nome diz, um KPI é um indicador relevante para a sua empresa. Dentro do marketing digital, são aqueles números principais que apontam se os resultados estão levando a empresa para o sucesso ou não.
Dentre tantos indicadores que podem ser calculados, alguns são mais importantes que outros para o seu negócio.
Portanto, é necessário realizar uma análise de todos os possíveis indicadores de performance que você consegue calcular e definir os principais, definindo então os seus KPIs.
No entanto, existem alguns indicadores que podem ser considerados relevantes para quase todas as empresas.

Quais os principais KPIs de Marketing Digital?
A seguir vamos apontar os 10 KPIs mais comuns no marketing digital. Apesar de todos eles serem ótimos indicadores para analisar seus resultados, recomendamos escolher os três principais e acompanhá-los com maior frequência.
Os três principais KPIs são aqueles que mais geram impacto nos resultados da empresa e devem ter maior peso que os demais.
Confira os 10 principais KPIs do marketing digital:
Custo por aquisição – CPA
Este é o KPI mais indicado para analisar o resultado de campanhas com marketing digital. O Custo por Aquisição é usado para identificar o valor exato que uma venda ou cadastro de lead custou.
Custo por clique – CPC
Como o próprio nome diz, o Custo por Clique indica o quanto você está investindo para levar tráfego a um local.
Taxa de Interação – CTR
A taxa de interação é calculada com a quantidade de cliques dividida pelo total de impressões recebidas. Esse KPI indica a qualidade de um anúncio ou um texto indexado. Quanto maior o CTR, melhor está a abordagem da Copy.
CPM (Custo por Mil Impressões)
O Custo por Mil Impressões é geralmente utilizado para campanhas de alcance e visualizações de vídeos, cujo objetivo é maximizar a quantidade de impressões dos seus anúncios.
LTV (Lifetime Value)
O lifetime value significa o tempo médio de permanência de um cliente para modelos de negócios que cobram mensalidade, sejam serviços, streaming, assinaturas, entre outros. Quanto maior for o seu LTV (geralmente calculado em meses), mais lucrativo tende a ser uma empresa.
Quantidade de Leads
Quando você tem seu funil de inbound marketing bem estruturado, estabelecer quantidade de leads como KPI pode ser extremamente estratégico, visto que o sucesso de vendas estará diretamente relacionado ao volume de leads gerados.
ROAS
O Return on Advertising Spend (ROAS) é o cálculo do retorno sobre o investimento em publicidade, muito utilizado para campanhas de anúncios online. Este KPI é muito importante para empresas que possuem vendas online, como é o caso do e-commerce.
ROI
Enquanto o ROAS é um KPI de nível tático, o ROI calcula o retorno sobre o investimento a nível estratégico, considerando todos os custos envolvidos numa operação de marketing, não apenas o investimento em campanhas.
Taxa de conversão
Independente do seu modelo de negócio, você possui diferentes taxas de conversão no marketing digital. Visitantes para leads, compras online, reservas, entre outros. Monitorar a taxa de conversão da sua operação é fundamental para otimizar os investimentos.
Ticket Médio
O ticket médio é um KPI fundamental para analisar e melhorar a rentabilidade das empresas. O volume de clientes é importante, mas o quanto cada cliente, em média, compra de você, é tão importante quanto, pois impacta diretamente no faturamento global.
Por que é importante acompanhar métricas?
Definir KPIs de marketing e acompanhar de perto irá indicar se o time está conseguindo um desempenho satisfatório e a empresa está obtendo retorno sobre o investimento.
Por um lado, ter KPIs claros e bem alinhados com a diretoria é fundamental para que sua equipe seja avaliada de forma justa.
Além disso, como indica aquela famosa frase “o que não é medido, não pode ser melhorado”, realizar o acompanhamento de indicadores chave permite compreender quais pontos precisam de otimizações para aumentar os resultados.
Leitura Recomendada:
Times de Marketing de Alta Performance: Como desenvolver o seu?