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O que é o Método AIDA de Produção de Conteúdo

Método AIDA
Picture of Maurício F.

Maurício F.

CEO na Agência Auckland

Se você busca melhorar os resultados dos seus posts nas redes sociais, esse método simples e prático vai te ajudar bastante a se conectar corretamente com a sua persona.

Eu particularmente uso com muita frequência esse método em conteúdos onde preciso fazer com que um seguidor avance no seu relacionamento com uma marca que gerencio na Agência Auckland.

Nesse artigo quero te explicar rapidamente o que é o Método AIDA para a produção de conteúdos e como você pode começar a aplicar hoje mesmo nos seus posts para redes sociais.

O Método AIDA

AIDA é uma sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ou seja, o método nada mais é do que uma composição desses quatro pilares em um post para redes sociais – na maioria das vezes seguindo a ordem que a sigla sugere.

Método AIDA de Produção de Conteúdo

Atenção

Dentro do AIDA, chamar a atenção é a primeira regra. Pense em um post de Instagram onde você utiliza uma foto extremamente chamativa. Ou então uma arte com uma headline muito apelativa. O objetivo é despertar uma curiosidade tão grande que a pessoa vai querer saber o que está escrito na Legenda do post.

Interesse

Tudo bem, você ganhou a atenção. Mas ela é ainda uma atenção muito frágil, pois rolar a tela para o próximo post pode acontecer facilmente caso você não desperte o interesse da pessoa logo no início da legenda. Portanto, na primeira frase você continua com a pegada da Curiosidade, envolvendo bastante o seguidor na leitura do texto.

Desejo

Aqui é fundamental que você gere muito valor no texto para o seu seguidor. Por isso é muito importante que antes mesmo de começar a produzir o seu conteúdo, você pense como irá ajudar as pessoas com ele e inserir uma solução para um problema de forma persuasiva. Após chamar a atenção dela e despertar o interesse por um assunto, é fundamental criar o desejo nela por saber mais sobre esse assunto ou então realizar uma conversão.

Ação

Todo conteúdo que segue o Método AIDA termina com uma chamada para ação, ou CTA na linguagem do marketing digital. Se você executou corretamente os passos anteriores e conseguiu gerar desejo, aqui na Ação você vai informar como a pessoa pode ter acesso àquilo que você está oferecendo, geralmente envolvendo um link que você irá colocar junto (ou na bio caso o conteúdo seja um post do Instagram).

Gatilhos Mentais e o Método AIDA

Em todas as etapas de um conteúdo criado com o Método AIDA você deve usar diferentes gatilhos mentais para que o conteúdo tenha sucesso.

Para chamar a Atenção você pode usar gatilhos como Especificidade, Curiosidade, Polêmica, Quebra de Padrão, Celebridade, Surpresa, Escassez, Urgência, Crença, Antecipação, entre outros. É muito importante que a imagem seja bem atrativa.

Para despertar o Interesse, pense em gatilhos mentais que farão a pessoa se identificar com o que está sendo feito, sempre com uma dose certa de Curiosidade. Alguns gatilhos como História, Prova, Intimidade, Comunidade e Similaridade podem ajudar bastante.

Na hora de gerar Desejo, é importante que o conteúdo tenha uma conexão verdadeira com as dores e desejos da pessoa com aquilo que você está falando e que ela veja uma “luz no fim do túnel”, ou seja, que tenha conhecimento que existe uma solução para o problema dela. Aqui podemos usar gatilhos mentais como Emoção, Autoridade, Carisma, Similaridade, Porquê, Inimigo Comum, Crença, Viagem subliminar, Credibilidade e por aí vai.

Para aumentar as conversões na Ação, seja estratégico, porém simples e direto no seu CTA, usando gatilhos como Escassez, Urgência, Desapego, Prova Social, Reciprocidade e Surpresa.

Exemplo do AIDA em um post de Instagram

Veja neste exemplo de um conteúdo do Gustavo Cerbasi no Instagram. Ele usa uma forma bem descontraída e curiosa para chamara a Atenção com os gráficos que todo mundo se identifica.

Exemplo de utilização do Mètodo AIDA nas redes sociais

Isso joga muitas pessoas para o texto, buscando um pouco mais de explicações sobre o tema “sucesso”.

Logo no início do texto ele faz uma introdução reflexiva sobre o que é sucesso. Exatamente aquilo que as pessoas buscam saber ao iniciar a leitura, deixando-as ainda mais curiosas e gerando Interesse para continuar lendo.

Na sequência ele usa diversos gatilhos mentais para envolver os seguidores e gerar muitos insights. Gerar Desejo em aprender sobre sucesso e dinheiro. Perceba como é um texto bem escrito, suando os gatilhos certos e contextualizando sobre o evento online que ele estava realizando naquele momento.

Ação desse post do Cerbasi é um convite para assistir aos episódios do evento online. Perceba que ele foi simples e direto, mesmo utilizando duas frases extensas. O tamanho do CTA não importa se for uma pequena frase ou dois parágrafos, desde que ele seja eficaz.

Quando usar o Método AIDA

Primeiramente deixa eu comentar sobre os momentos em que o Método AIDA não é muito interessante de se usar.

Existem posts em que você espera uma ação clara, enquanto outros são mais espontâneos para gerar engajamento.

Usar ou não o AIDA vai depender muito do seu feeling e se existe um conteúdo de grande valor para ser compartilhado.

Por exemplo: restaurantes fazem sucesso no Instagram com a estratégia de foodporn, que são vídeos hipnotizantes bem focados nos pratos mais deliciosos possíveis. Não dá pra usar todos os dias o AIDA nesse tipo de conteúdo. Inclusive, por experiência própria, legendas extremamente simples funcionam muito bem para esse nicho de mercado. Mas pelo menos uma vez na semana é interessante usar sim, tentando envolver emocionalmente o lado comilão dos seguidores apresentando vantagens e ofertas do restaurante. Ao final, um CTA para realizar uma reserva ou pedir um delivery cai muito bem.

O Método AIDA vai te ajudar muito quando você tem um objetivo de conversão específico. Sabendo quais são os maiores desejos dos seus seguidores e aplicando corretamente as fases desse método (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), a probabilidade de converter aumenta significativamente.

Imagine você realizando uma campanha de vendas onde a imagem é uma foto sem graça do produto e a legenda é um simples “Compre Agora – Link na Bio”?

Ficaria um post tão simplório que seria facilmente ignorado pelos seguidores. Inclusive isso é algo que perfis de moda fazem com frequência. Vejo muitos posts com fotos bonitas e vídeos bacanas, porém uma legenda tão pobre que desvaloriza todo o trabalho e acaba com as vendas.

As pessoas leem a legenda. Inclusive leem até os comentários. Portanto, concentre-se e invista tempo no texto que seus resultados irão aumentar.

AIDA sem Ação

Posso fazer uma espécie de AID, com conteúdos sem objetivo de conversão?

Existem casos em que você não está fazendo nenhuma campanha de vendas e não precisa usar um CTA. Porém, gostaria de compartilhar conteúdos interessantes e envolventes mesmo assim.

Nesses casos, eu sugiro você fazer um AId – Atenção e Interesse e desejo (com d minúsculo).

Isso porque se você compartilhar um conteúdo de grande valor e gerar muito desejo nas pessoas por saberem mais, elas irão acabar no vácuo sem um CTA claro.

E deixar as pessoas no vácuo pode ser um tiro no pé.

Então o “d” minúsculo quer dizer que você pode gerar algum desejo nas pessoas sim, para conseguir aumentar o engajamento nos posts e a lembrança do seu conteúdo ao longo do tempo. Mas use a dose certa de desejo caso você decida por não incluir o CTA.

De qualquer forma, eu recomendo que o AIDA seja utilizado mesmo assim. Um CTA não precisa ser sempre uma conversão de vendas ou de leads, pode ser um pedido de engajamento também.

Gere desejo nas pessoas com gatilhos mentais de Comunidade, por exemplo. E no final inclua um CTA de participação nos comentários ou de compartilhamento do post. Assim elas se sentirão parte de algo maior e ficarão incentivadas a engajar mais com o seu conteúdo.

Dá para usar com Vídeos?

Sem dúvidas. Vídeos com roteiros que seguem o AIDA funcionam muito bem. No próximo vídeo de conteúdo que você assistir no YouTube ou no TikTok e perceber que foi um vídeo que viralizou, tente observar como o método está presente.

As capas, headlines e os primeiros segundos dos vídeos captam a sua Atenção. Seguindo por uma informação importante, provocação ou assunto quente que despertam o seu Interesse.

Em seguida vem a entrega do conteúdo e opinião da pessoa que está apresentando o vídeo, envolvendo tanto você no assunto que desperta seu Desejo por assistir mais vídeos ou engajar.

O CTA é presente em quase todos os vídeos de sucesso, porém ele não está necessariamente no final. Perceba que até mesmo no começo do roteiro algumas pessoas pedem para você engajar com o vídeo, deixando o like e compartilhando.

Conclusão

O Método AIDA funciona muito bem para posts, vídeos, textos, podcasts, apresentações, entre quaisquer outros formatos de conteúdo que você queira apresentar algo de valor e convidar as pessoas para realizar uma ação. Existem também diversos outros métodos tão eficazes quanto o AIDA, porém ele é muito utilizado (muitas vezes até de forma inconsciente) por ser extremamente simples e fácil de aplicar.

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