Marketing Digital
Como aplicar na minha empresa? Confira em 3 passos!
Entenda como as estratégias de marketing corretas podem alavancar o crescimento da sua empresa no meio digital.
A Agência Auckland te ajuda a identificar as melhores oportunidades e fornece os serviços necessários para alcançar seus objetivos.
Os 3 passos do marketing digital que funcionam em qualquer negócio
1 - CONHEÇA SEU PÚBLICO
Este é o primeiro passo e ele é fundamental, pois para criar estratégias de comunicação eficazes e ter lucro, é necessário saber exatamente com quem você está falando. Caso contrário, qualquer ideia pode ser uma boa ideia e você não saberá priorizar ou otimizar suas ações de marketing digital.
Entender quem é a sua Persona é o primeiro passo. Aqui neste artigo do blog explicamos com mais detalhes como montar a sua persona, mas vamos ver algumas perguntas chave para você já conseguir visualizar bem a sua:
- Qual meu público-alvo? Defina sexo, faixa etária, faixa de renda, onde mora, etc.;
- Quais suas dores emocionais, desejos, desafios e medos?
- Quem os ajuda a descobrir as respostas para seus problemas? (empresas, pessoas, influencers, etc.);
- Onde e quando eles buscam informações?
- Seu negócio possui os produtos ou serviços corretos para esse público?
Respondendo essas perguntas sua persona estará quase completa e sua operação de marketing será muito mais assertiva. Vale destacar que provavelmente você terá mais de uma persona, porém tente simplificar as coisas e criar no máximo três personas diferentes para não perder muito o foco das suas estratégias.
2 - DEFINA SUAS ESTRATÉGIAS
Quando você conhece muito bem seu cliente, fica mais claro quais canais de comunicação utilizar e como se comunicar com seu público. Um dos pontos mais positivos do marketing digital é que tudo pode ser mensurado, ou seja, cada plataforma (site, redes sociais, Google) atende a um tipo de público e/ou oferece a possibilidade de agir de forma bem segmentada.
- Quais canais vou utilizar para me comunicar com o meu público?
- Quais tipos de conteúdo meu público se interessa?
- Qual linguagem devo utilizar para que meu público me entenda claramente?
Tão importante quanto conhecer quem é o seu público é definir onde e como você vai interagir com ele. Esteja com isso em mente antes de criar seus conteúdos para fazer o Inbound Marketing e outras ações de relacionamento e vendas.
3 - EXECUTE
É hora de colocar a mão na massa. É aqui que sua operação de marketing acontece de verdade. Você deverá planejar como toda a comunicação irá acontecer e contratar as pessoas certas, tais como:
- Criar um posicionamento sólido para a marca, através de campanhas e/ou conteúdos recorrentes;
- Definir quais conteúdos e materiais serão necessários para um inbound marketing de alta performance;
- Contratar uma agência de marketing ou criar uma equipe interna (ou ambos);
- Estabelecer orçamentos e cronogramas;
- Definir o processo de análise de desempenho;
- Implementar estratégias de growth hacking para otimizar seus resultados;
- entre outros.
No marketing digital o segredo é ter consistência e agilidade para fazer testes constantes de novas campanhas, conteúdos, públicos, ferramentas, entre outros.
REPITA OS 3 PASSOS
Em marketing não existem certezas absolutas e muito menos estabilidade. Por isso, você deve constantemente mensurar, refletir e repetir os três passos para calibrar suas estratégias e obter o maior retorno possível do seu investimento em marketing.
Além disso, não tenha medo de arriscar. Uma vez que os resultados vão aparecendo, o próximo passo é ousar um pouco mais na criatividade e investimentos (sempre gerenciando os riscos) para poder almejar retornos mais altos.
A DICA DE OURO É:
Em toda reformulação da sua estratégia, continue apostando 80% dos seus recursos no time que está ganhando. Ou seja, naquilo que dá ROI (retorno sobre o investimento). Isso vai dar segurança para arriscar os outros 20%, que devem ser realmente testes de novas ideias.
Procure testar coisas que nunca foram feitas antes. Falar com públicos potenciais, que não conhecem a sua empresa. Canais diferentes, como novas redes sociais ou campanhas mais arrojadas.
Com o poder de segmentação das ferramentas de ads que temos hoje em dia no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Google, o risco é bem controlado, porque você estará selecionando pequenas amostras de público para testar as novas ideias.
Eu te garanto, é dessa forma que você vai conseguir alavancar seus resultados, porque irá encontrar verdadeiras minas de ouro escondidas no seu nicho de mercado.
"O marketing digital é um mundo gigante de possibilidades. Temos muitos canais de comunicação bem consolidados, como sites, blogs, Instagram, Linkedin, Tiktok, e-mail, entre outros. Mas antes de sair fazendo de tudo um pouco, é fundamental saber exatamente onde seus clientes estão e como conquistá-los. Caso contrário, suas ações poderão ser ineficazes e você acabará perdendo dinheiro."
Maurício Fernandes - CEO
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