Nesse webinar incrível, nosso time deu um show no assunto persona. Como encontrar sua persona na internet, quais as melhores estratégias, abordagens, campanhas… enfim, diversos assuntos esclarecidos para que você possa melhorar sua performance nas campanhas online.
O que é Persona?
Nosso bate-papo começou com uma definição que pode parecer somente uma nomenclatura de agência de marketing digital, mas que é de extrema importância.
A definição de persona pode ser resumida como um conjunto de características demográficas, comportamentais e de interesses que o cliente possui.
Esse conjunto de informações traçam o perfil ideal de cliente que queremos atrair para nossos negócios.
Para ajudar a compreender essa definição de persona, nós temos um artigo aqui no blog muito completo e didático: Ler artigo sobre persona
Persona x Público-alvo
Um ponto sobre persona que podemos destacar aqui é sua diferença em relação ao público-alvo.
Um público-alvo é um grupo demográfico que possui determinadas características em comum, tais como localização, idade, faixa etária, entre outros.
Já uma persona considera fatores muito além do público-alvo, como se fosse um aprofundamento no entendimento do cliente.
Nesse caso, para definir uma persona consideramos também os hábitos, interesses, comportamentos e até mesmo fatores como ambições, medos e dores.
Dessa forma, você conseguirá um raio-x completo do seu cliente e saberá exatamente quais gatilhos mentais utilizar nas campanhas de marketing.
Como encontrar a persona na internet utilizando anúncios pagos
Atualmente, é possível encontrar a sua persona na internet com a gestão de tráfego pago de maneira muito assertiva.
Por exemplo, no Meta Business (Facebook e Instagram) podemos segmentar o público por faixa etária, sexo, localização e outras características demográficas.
Contudo, a ferramenta possui muita informação sobre os usuários de redes sociais, conseguindo proporcionar segmentações muito mais aprofundadas desse público-alvo.
Dessa forma, conseguimos atingir exatamente a nossa persona, buscando por interesses e comportamentos que os usuários possuem nas redes, conforme ilustramos no webinar (assista ao vídeo).
No Google Ads, podemos segmentar de forma parecida e ainda explorar muito bem o comportamento de busca criando campanhas com base nas palavras-chave que as pessoas inserem na pesquisa do Google.
Utilizando as ferramentas de tráfego pago, você consegue conversar diretamente com o seu cliente.
Leitura Recomendada:
Quanto devo investir em Anúncios na Internet?Como conversar com sua persona
Além de encontrar a sua persona na internet pelas ferramentas de tráfego, ainda assim precisamos compreender a abordagem certa para chamar a sua atenção.
Durante o webinar explicamos com alguns exemplos como utilizar temas de conteúdos e criar campanhas utilizando gatilhos mentais.
Após conhecer com profundidade a sua persona, ficará muito claro quais as abordagens seu cliente irá preferir, aumentando assim as suas chances de conversão de leads e de vendas.