Toda empresa precisa investir em marketing, independente de seu tamanho, nicho ou expertise no assunto. Sem marketing, é quase impossível obter crescimento consistente e alcançar as expectativas do negócio.
Contudo, caso não sejam tomados alguns cuidados, o marketing pode acabar representando um centro de custo muito pesado. Por isso, é de extrema importância fazer uma boa gestão dos custos de marketing e sempre buscar reduzir onde for possível.
Neste artigo, vamos apresentar diversas dicas que podem reduzir entre 20 a 50% dos custos de marketing do seu negócio, sem precisar abrir mão da qualidade e velocidade de crescimento.
É possível reduzir custos sem prejudicar o marketing da empresa?
Em toda minha trajetória profissional, seja aqui na Agência Auckland ou em consultorias e trabalhos anteriores, estive envolvido diretamente na gestão de marketing de mais de 50 empresas.
Algo que descobri foi que, na maioria das vezes, existiam custos que não eram questionados, considerados essenciais, mas que no final das contas não estavam gerando nenhum resultado.
Em diversos outros episódios, vi empresários e gerentes se depararem com contratações de fornecedores caros realizando entregas de qualidade mediana.
Essas e outras situações tornavam a operação de marketing mais cara do que era realmente necessário. Ou seja, com alguns ajustes é possível reduzir os custos com marketing ou então obter mais resultados com o mesmo investimento.
Para que isso aconteça, é necessário ter um pouco mais de consciência da necessidade de cada conta paga e do resultado que cada centavo traz para o negócio.
Mas, é possível sim, reduzir custos de marketing em uma empresa, sem prejudicar a qualidade das entregas ou a velocidade de crescimento.
Como reduzir custos em marketing?
Vamos explicar abaixo, algumas ótimas ideias para redução de custos sem prejudicar o marketing da empresa, assim você poderá optar por realocar recursos e acelerar o crescimento, ou então por ter uma margem de lucratividade maior no negócio.
Confira as dicas a seguir:
Automatize Processos
Com o avanço da tecnologia, foram criadas diversas ferramentas de marketing e vendas que possibilitam escalar muitas tarefas, como abordagens a clientes, análises de dados e até mesmo a criação de materiais, especialmente após o boom da Inteligência Artificial.
Um grande exemplo é a utilização do ChatGPT ou outras ferramentas de produção de conteúdo para aumentar a produtividade. Além disso, existem também sistemas completos de automação de marketing para criar jornadas de nutrição de leads, identificação de oportunidades e envio de ofertas personalizadas, evitando muito trabalho manual do pessoal de vendas.
Terceirize o operacional para uma agência ou freelancer
Existem atividades mais operacionais que podem ser terceirizadas para agências ou freelancers, tais como produção de conteúdo para redes sociais, rotina de monitoramento de dados, criação de design, edição de vídeos, entre outros.
Profissionais altamente especializados em áreas específicas do marketing conseguirão executar as atividades com muito mais agilidade, a um custo menor do que se você precisasse contratar e treinar pessoas para executar tudo internamente.
Faça uma revisão de fornecedores “essenciais”
Apesar de que a terceirização pode ser um ponto positivo, é fundamental sempre ter um olhar crítico para todos os fornecedores contratados.
Como mencionamos anteriormente aqui no texto, é comum uma empresa ter um fornecedor considerado essencial para uma determinada área do marketing e sua permanência nunca ser questionada.
Portanto, reflita sobre a real necessidade de cada fornecedor dentro da sua estrutura de custos de marketing, ou pelo menos se os valores cobrados estão justos e corretos.
Outra forma de reduzir custos com fornecedores de marketing é a redução do escopo contratado. Isso é bastante comum com agências de marketing que geralmente são contratadas para produzir diversos conteúdos e realizar uma grande quantidade de atividades.
Ao realizar reuniões de acompanhamento mais frequentes com os fornecedores, talvez apareçam oportunidades de reduzir algumas dessas atividades que não estão sendo totalmente eficazes, diminuindo o escopo contratado e, portanto, o custo de marketing.
Treine a equipe para produzir mais rápido
Além das novas ferramentas de IA, também precisamos pensar na eficiência das atividades que inevitavelmente precisam ser realizadas pelas pessoas.
Reduzir custos com o marketing nem sempre significa cortar um gasto da planilha. Muitas vezes, é necessário investir no curto prazo para ganhar no longo prazo e proporcionar treinamentos para a equipe de marketing, elevando o nível de qualidade e produtividade, gerando mais resultados ali na frente.
Incentive a equipe a se reinventar e ter criatividade
Em alguns momentos, os líderes da empresa devem incentivar e inspirar suas equipes, até com uma dose certa de pressão.
Isso significa desafiá-los a fazer mais e melhor, com o que se tem. Grandes inovações no mundo aconteceram dessa forma e campanhas de marketing extremamente criativas também já foram feitas com poucos recursos.
Leitura Recomendada:
Times de Marketing de Alta Performance: Como desenvolver o seu?Tenha uma estratégia mais específica para mídias pagas
O investimento em anúncios é um dos “custos” mais significativos e essenciais dentro da operação de marketing de qualquer empresa. Contudo, a maioria das empresas simplesmente paga o boleto sem questionar muito a estratégia adotada na mídia paga, seja online ou offline.
Pelo menos na parte de anúncios online, que é uma das maiores expertises aqui da Agência Auckland, posso garantir que existem formas de obter ótimos resultados quando planejamos as campanhas com cuidado, de forma bem específica, executadas com alta qualidade na operacionalização das ferramentas de gestão de tráfego.
Por isso, sempre tenha atenção para onde seu dinheiro está indo e se está sendo possível mensurar os resultados corretamente.
Crie um plano de marketing
Em outro artigo do blog sobre plano de marketing, exploramos os diversos benefícios que um plano bem montado traz para o negócio, sendo um deles um melhor gerenciamento de recursos de marketing.
Simplesmente ir no flow do marketing, sem planejamento, aumenta muito o risco de colocar energia e dinheiro nos locais errados. Por outro lado, quando temos um plano de marketing bem feito, aumentamos a eficiência dos investimentos, tanto pela questão do foco, quanto pela análise sistemática de resultados, a qual traz insights sobre onde os recursos estão sendo melhor aproveitados.
Diminua o CAC incentivando a indicação por clientes
Conquistar um novo cliente é caro. Exige um investimento alto para atrair e converter leads, posteriormente toda a jornada de nutrição, então o processo de vendas, e por aí vai.
Por outro lado, quando o cliente chega mais decidido e com menos objeções, tudo fica muito mais fácil e o custo de aquisição diminui drasticamente, ainda mais se a pessoa vier por meio de uma indicação de quem já é cliente da sua empresa.
Essa indicação vale ouro, pois na maioria das vezes o custo é zero e o lead chega mais pronto. Portanto, lembre-se de ter sempre um processo de indicação que você só vai precisar estruturar uma vez para colher os benefícios ao longo do tempo.