A visita ao site ou landing page é, em muitos casos, a primeira interação que um potencial cliente possui com a sua empresa.
Assim, tudo o que você deseja é que essa pessoa tenha uma boa impressão do negócio e que a comunicação seja muito clara. E, mais que isso, que a página converta um novo lead!
Uma taxa de conversão considerada de sucesso em uma landing page, varia muito conforme o seu nicho de atuação, a proposta de valor da página, a fonte de tráfego, entre outros fatores.
Contudo, podemos considerar que uma boa conversão de topo de funil precisa estar acima de 20% e de fundo de funil, acima de 5%.
Com essa otimização, o investimento feito em tráfego (seja ele pago ou orgânico) terá boas chances de trazer um bom retorno em resultados de vendas.
Como otimizar meu site e melhorar a performance de conversão de leads?
Para obter resultados com o inbound marketing, precisamos considerar uma série de fatores e detalhes para a construção das páginas do site e das landing pages, otimizando tudo o que for possível para gerar melhores resultados.
Abaixo listamos 9 dicas que você pode aplicar com segurança no seu site ou landing page para melhorar a taxa de conversão:
Tenha uma Copy clara e objetiva
Invista um tempo para analisar se as headlines das páginas são claras e possuem objetivos, como fazer as pessoas lerem um texto importante, assistir a um vídeo, preencher um formulário, etc. A maioria das pessoas leem apenas os títulos das páginas, portanto garanta que eles estejam adequados.
Ainda nesse ponto, é muito comum encontrarmos títulos muito desconectados com o objetivo da página, que é gerar leads. Evite esse erro e fique tranquilo ao ser claro e objetivo com seus títulos, comunicando exatamente o que a pessoa pode encontrar na página em que está.
Velocidade é tudo
O Google indica que uma página leve, no máximo, 3 segundos para carregar. Caso contrário a maioria dos seus cliques nem chegaram a visualizar o conteúdo do seu site, de acordo com essas estatísticas. Para saber se o seu site possui boa performance, utilize a ferramenta PageSpeed Insights.
Design faz diferença
Tão importante quanto o conteúdo do site é a forma como você apresenta ele. Páginas modernas, com designs criativos e simplicidade na comunicação fazem toda a diferença na performance de geração de leads. Um site feio e pouco convidativo tente a intimidar os leads e prejudicar o desempenho de leads.
Call-to-action atraente
Também conhecido como CTA, esse é um dos elementos mais importantes de um site ou landing page com foco em geração de leads. Ele pode ser um botão, um banner, um formulário, ou tudo isso junto. O ideal é que o call-to-action seja facilmente identificado na página, com uma cor de destaque e uma frase atraente.
Pergunte o essencial nos Formulários
Em muitos casos em que nossa equipe atuou na aceleração de geração de leads para empresas, um dos gargalos eram os formulários das páginas. O formulário deve ser criado de acordo com o estágio da jornada de compra do seu lead, pedindo somente as informações totalmente essenciais para a conversão. Já pegamos casos aqui em que o cliente estava pedindo o CNPJ do lead para baixar um e-book, o que estava prejudicando toda a performance da campanha.
O foco é na Conversão de leads
Em casos de landing pages, a única ação que você quer que a pessoa faça é converter no formulário. Nada mais importa. Portanto, remova todos os links de páginas e redes sociais da sua Landing Page que possa ser uma distração e levar as pessoas para outro local, porque existe 90% de chance de elas esquecerem de voltar para a página e converter no formulário.
Use gatilhos mentais
Uma landing page que não utiliza gatilhos mentais dificilmente terá uma boa performance. Existem muitos gatilhos que podem ser utilizados, mas alguns são mais importantes, tais como: autoridade, escassez, urgência, prova, prova social, simplicidade, oportunidade, história e especificidade.
Utilize vídeos
Aplicar uma combinação de textos e vídeo na landing page pode surpreender positivamente seus resultados. Experimente utilizar um vídeo curto que explique aquilo que você está ofertando, ele pode ser muito útil para esclarecer e gerar desejo. Lembre sempre de aplicar um CTA no meio ou no final do vídeo para “lembrar” as pessoas de converterem na sua página.
Tenha um site responsivo
Seu site pode estar lindo no computador, mas o fato é que a maioria das pessoas irá acessá-lo pelo celular. Assim, tenha certeza de que as páginas estarão adaptadas para telas menores, caso contrário você irá perder muitos leads.
Como saber se minha página converte?
Após construir seu site e suas páginas, é fundamental usar as ferramentas certas para monitorar o desempenho e saber se suas páginas estão convertendo leads.
Essencialmente, você precisa ter instalado em todas as páginas o Google Analytics ou algo similar, para conseguir mensurar o volume de visitas em cada página e analisar métricas qualitativas, como o tempo quantidade e páginas visitadas por sessão.
Ao configurar as metas de conversão dentro da ferramenta, ainda será possível mensurar as taxas de conversão obtidas e verificar se o site está com uma boa performance.
Para as landing pages, é importante considerar criá-las em ferramentas como o RD Station Marketing, dessa forma você terá como analisar o desempenho de forma muito mais prática e ver se suas páginas convertem leads qualificados mesmo.
Nesse post mostramos como alguns detalhes no site podem impactar diretamente a sua geração de leads e a performance das suas campanhas de inbound marketing. Nos projetos de Inbound aqui na Agência Auckland nós levamos em consideração estes nove itens e ainda muitos outros para acelerar os resultados de marketing dos nossos clientes.