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Marketing Holístico e Marketing Integrado: veja os conceitos e aplicações

O que é Marketing Holístico
Picture of Maurício F.

Maurício F.

CEO na Agência Auckland

Para se ter um setor de marketing fluindo com boa direção e alto desempenho, uma empresa precisa aplicar os conceitos de Marketing Holístico e Marketing Integrado.

Sem esta percepção, é impossível que seus resultados sejam úteis ao planejamento global da organização. Ou seja, é grande o risco de que o departamento esteja vivendo um universo paralelo à realidade dos outros setores.

Aqui na Agência Auckland, por exemplo, procuramos imputar nos projetos dos clientes os conceitos de Marketing Holístico e Marketing Integrado.

Isso nos permite conhecer mais afundo o negócio e os propósitos de cada cliente, entendendo como as partes da empresa se conectam e como isso influencia nas ações de marketing digital.

Neste texto, explicaremos o que é o Marketing Holístico e Marketing Integrado, e como isso funciona no dia a dia das empresas.

Como principal referência, utilizaremos o livro Administração de Marketing, dos autores Philip Kotler e Kevin L. Keller.

Marketing Holístico

Para entendermos o marketing Integrado, é importante primeiro falarmos sobre os conceitos de marketing holístico dos autores.

O marketing holístico se baseia em desenvolvimento, estruturação e implementação de programas, processos e atividades de marketing, com reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos. Ele reconhece que em marketing ‘tudo é importante’ e que muitas vezes se faz necessária uma perspectiva abrangente e integrada. – Philip Kotler e Kevin L. Keller

A figura abaixo, adaptada do livro, mostra os pilares do marketing holístico:

O que é Marketing Holístico

O que isso quer dizer?

Até meados do século passado, o marketing era mais concentrado em buscar os clientes certos para os produtos/serviços.

Com a mudança de comportamento do consumidor, impulsionado pela concorrência e, mais recentemente, pelo desenvolvimento tecnológico, hoje o marketing está focado no sentido oposto, em encontrar produtos/serviços certos para seus clientes.

Isso fez com que no marketing digital, fossem criadas ferramentas e estratégias de inbound marketing, além de técnicas avançadas de atuação nas redes sociais, para acompanhar o comportamento de consumo dos clientes.

Portanto, se torna necessária uma força interdependente na empresa para desenvolver soluções capazes de atrair tais clientes.

Muitas empresas ainda pensam no marketing apenas como uma área da organização ou uma agência terceirizada que irá cuidar das campanhas e da marca no lado de fora.

Mas já faz tempo que esse pensamento mudou. Para empresas que têm seus produtos e processos voltados ao cliente, o marketing está em todo lugar!

Tudo é pensado de forma a acrescentar valor ao consumidor final, focando em relacionamentos duradouros e lucrativos.

David Packard, um dos fundadores da HP, uma vez disse: “O marketing é importante demais para ser deixado a cargo apenas do departamento de marketing”.

Essa frase fortalece o propósito do marketing holístico, o qual entende que tudo é importante e que cada parte tem seu compromisso de gerar valor complementar, fortalecendo o todo.

Marketing Integrado

O marketing integrado é o elo entre todos os outros pilares do marketing holístico. De acordo com Kotler e Keller:

“O marketing integrado ocorre quando a empresa concebe atividades de marketing e monta programas de marketing voltados a criar, comunicar e entregar valor aos consumidores de tal forma que “o todo seja maior que a soma das partes”.

[…] Todas as comunicações da empresa também devem ser integradas. Adotar uma estratégia de comunicação integrada envolve escolher opções de comunicação que se reforcem e complementem entre si […] de modo que cada elemento dê sua própria contribuição e, ao mesmo tempo, melhore a eficácia dos outros.”

Colocando de uma forma mais simples, praticar o marketing integrado é fazer com que todos na empresa, da linha de frente ao CEO, entendam como cada processo é importante e faz parte de um todo capaz de criar relações de longo prazo com seus consumidores.

Time trabalhando junto com marketing integrado

Imagine um grande e-commerce, onde uma excelente equipe de compras pode fechar bons negócios com os fornecedores, adquirindo os produtos certos com o mínimo custo das mercadorias e, por consequência, proporcionando qualidade e preços mais baixos aos seus consumidores.

De nada irá adiantar este esforço se as equipes que envolvam as áreas de tecnologia não consigam desenvolver um processo de compra fácil para o cliente concluir o pedido de maneira rápida e simplificada, ou se a equipe de logística não entregar na data prometida.

O departamento de marketing sozinho não conseguirá garantir o bom relacionamento desse cliente com a marca.

O marketing holístico permite que todas as equipes operem voltadas ao cliente, de forma sinérgica para criar o maior valor possível para seus clientes e transformá-los em fãs.

O marketing integrado se preocupa em comunicar de maneira correta todo esse esforço conjunto; “todo profissional de marketing deve conceber e implementar cada atividade de marketing com todas as demais atividades em mente”.

Exemplos de Marketing Holístico e Integrado

Analisar toda essa teoria pode assustar um pouco ou parecer muito subjetiva. Mas vamos colocar em termos práticos algumas dicas para o dia a dia que qualquer dono de pequeno negócio possa implementar e começar a ver os benefícios do marketing holístico e do marketing integrado.

Lembre-se: o objetivo é criar relações de longo prazo com seus clientes.

Dica 1: Processos e Equipe

Faça uma análise dos principais processos da sua empresa e do comportamento dos seus colaboradores. Identifique se os processos são voltados a atender as necessidades dos clientes, se eles geram valor e se operam em conjunto, considerando todas as variáveis entre si para gerar mais valor ao consumidor.

Da mesma maneira, verifique se as pessoas também possuem essa preocupação em aumentar os benefícios do produto/serviço que o cliente está comprando.

Se sua equipe não está trazendo resultados satisfatórios, está na hora de rever as estratégias de motivação. Uma equipe desmotivada não terá estímulos suficiente para se preocupar com seus clientes como você se preocupa.

Por exemplo, sua empresa consegue oferecer um serviço de alta qualidade e realizar uma campanha bem assertiva para atrair clientes, mas se o pessoal da linha de frente não realizar um atendimento de alto nível, você não irá conseguir que estes clientes retornem para comprar novamente.

Dica 2: Fornecedores e Parceiros

Desenvolver bons relacionamentos com seus fornecedores pode trazer ótimos benefícios e ajudar a gerar valor para o consumidor.

Vamos a um exemplo prático: se você possui um restaurante de comida japonesa, sabe que o peixe deve ser sempre fresco, portanto não é possível criar grandes estoques de para este insumo.

Garantir um bom relacionamento com o fornecedor aumentará a sua chance de não ter problemas com o abastecimento do item, que possui papel importante no seu cardápio.

Um relacionamento avançado com o fornecedor poderá ainda lhe proporcionar o poder de escolher os melhores insumos para oferecer os melhores produtos aos seus clientes.

Um bom relacionamento com parceiros também pode trazer bons benefícios. Por exemplo: hoje em dia virou moda barbearias colocarem à venda bebidas alcoólicas, em especial as cervejas artesanais.

Para o dono da barbearia, é interessante poder oferecer este produto aos clientes que ficam esperando, pois podem apreciar e se entreter com a bebida enquanto esperam para serem atendidos.

Por outro lado, o fabricante do rótulo da cerveja tem a oportunidade de conquistar fãs, pois proporcionam um momento de apreciação de alta qualidade do consumidor com seu produto.

Essa parceria entre Barbearia e Cervejaria tende a ser benéfica para os dois lados, caso bem executada.

parcerias estratégicas de marketing

Dica 3: Revise suas campanhas

Para um marketing eficaz, toda frente de comunicação da sua empresa deve falar a mesma língua. Tudo começa com a definição de público-alvo e com as estratégias de aquisição.

Verifique se essa parte do processo está atualizada, se as definições estão corretas. Em seguida, faça uma revisão de todas as suas campanhas e canais de comunicação, incluindo seu website e até mesmo o local de atendimento dos seus clientes (em empresas digitais isso pode ser redundante).

Tudo faz sentido? Não existe nenhuma “ovelha negra” no seu marketing? Lembre-se de que além de serem coerentes, estas frentes de comunicação devem se complementar e se potencializar.

O todo deve ser sempre maior do que a soma das partes. Uma dica simples é verificar se o material promocional da sua próxima campanha possui um canal de comunicação direto (site, telefone, etc.) e se as pessoas responsáveis pelo atendimento na empresa estão devidamente treinadas para agir de acordo com a promoção.

Como o Marketing Holístico e o Marketing Integrado afetam os projetos da Agência Auckland?

Acreditamos que marketing não é apenas um processo executado na empresa, ou então terceirizado para alguma agência “cuidar disso para você”.

Um marketing é eficaz quando todos na empresa possuem a clareza de que precisam trabalhar com um único foco: o cliente.

Campanhas promocionais podem até ser super bem elaboradas e trazer um bom resultado no curto prazo, mas as marcas que não se preocuparem em criar relacionamentos duradouros com seus clientes, verão seu ROI (retorno sobre o investimento) reduzir ao longo do tempo ou até mesmo ficar negativo.

Por isso, a Agência Auckland se preocupa em agir para criar o máximo de retorno dentro de um equilíbrio entre o curto e o longo prazo.

Procuramos realizar as ações de marketing circunstanciais com bastante eficácia técnica, porém sempre buscando imputar significado e conexão da marca com o cliente, para que o mesmo tenha uma experiência positiva e torne-se um cliente mais frequente.

Esse processo só se torna viável após conhecermos afundo o seu negócio e conseguirmos entender o seu cliente da forma como você enxerga.

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