Inbound Marketing
Estratégia que Funciona
Você sente que sua empresa pode mais na Internet mas não sabe o que pode fazer além de ter um site e publicar nas redes sociais?
Entenda neste artigo como uma agência de inbound marketing pode te ajudar a atingir resultados escaláveis de leads e vendas!
O que é Inbound Marketing e como essa estratégia pode acelerar os resultados da sua empresa?
O Inbound Marketing nada mais é do que usar dos canais digitais disponíveis para atrair a atenção de potenciais clientes com conteúdos e ofertas interessantes, para então convertê-los em leads.
Ou seja, um lead é quando a pessoa entrou em seu site ou páginas de captura e deixou informações de contato como e-mail, telefone, entre outras informações.
Após a pessoa virar um lead, a empresa então usa estratégias de qualificação com conteúdos e contatos diretos para que esse lead vire um cliente.
O Inbound Marketing funciona como um grande funil de marketing digital, conforme você pode ver na figura abaixo:
A grande diferença entre Inbound Marketing para o modelo tradicional de captação de clientes (outbound) é que no Inbound os clientes é quem buscam pela sua empresa para fazer negócios.
Enquanto no jeito tradicional você é quem tem que correr atrás de clientes que, na maioria dos casos, ainda não te conhecem. O que torna o processo de vendas mais difícil e moroso.
É por isso que muitos chamam o Inbound Marketing de “marketing de atração”, pois realmente a comunicação funciona como um grande ímã que puxa as pessoas com base em seus interesses e cria um relacionamento de forma progressiva, principalmente com conteúdos educativos.
Por que usar Inbound Marketing?
Resumindo, as grandes vantagens de usar o Inbound Marketing na empresa são:
- Gera economia no longo prazo
- È mais adequado para o comportamento do consumidor na internet
- Atinge um público muito maior
- No Inbound a concorrência é menor
- É possível escalar seus resultados de marketing
Diversas pesquisas realizadas por empresas como Hubspot e Demandmetric, demonstram a eficiência econômica do Inbound Marketing. Na maioria dos estudos realizados, a conclusão foi que essa estratégia acaba sendo significativamente mais barata, em alguns casos custando 62% menos que o outbound marketing.
Além do aspecto financeiro, ainda precisamos analisar o comportamento de consumo das pessoas. Ao analisar diversos nichos de mercado, percebemos um padrão no nível de consciência das pessoas em relação a determinado produto ou serviço, além de uma diferença clara na taca de conversão em vendas entre dois grupos de consumidores.
O primeiro grupo são os clientes que já possuem clareza da necessidade da compra e estão buscando uma empresa para resolver essa necessidade, representando no máximo 3% do público em potencial.
Esse grupo de clientes estão prontos para comprar e irão optar pelo modo mais prático para isso, portanto é altamente disputado pelos players do mercado, dando sempre a impressão de que a concorrência é um problema, te obrigando a brigar pelo preço.
Já os outros 97% das pessoas ainda não estão pensando em realizar a compra, não estão interessados (ainda) ou nem conhecem a solução que seu produto ou serviço pode oferecer.
É principalmente nessa parcela que o Inbound Marketing consegue um resultado incrível, pois provê diversas oportunidades para as pessoas tomarem conhecimento sobre a empresa de uma forma mais interessante, apresentando a elas conteúdos de alto impacto que irão educá-las desde o início da jornada de compra.
Como essa estratégia é feita na prática?
É bastante comum encontrar empresas que tenham como objetivo abstrato “aumentar o faturamento”. Porém isso é muito amplo e não dá muito norte para suas estratégias de marketing.
Na grande maioria dos casos, empresas irão querer aumentar as vendas e maximizar seus lucros. Essa é a principal regra do jogo.
Entretanto, para que isso ocorra, é necessário traçar objetivos mais palpáveis para entender como o Inbound Marketing vai atuar para gerar resultados.
Alguns exemplos de objetivos claros:
- Gerar 1.000 novos leads e qualificar 50 oportunidades para o time de vendas todos os meses;
- Aumentar em 50% a carteira de clientes em um ano;
- Aumentar o ticket médio em 30% em seis meses;
- Diminuir a taxa de cancelamento de 30% para 10% em um ano;
Com esse objetivo definido, toda a estratégia de inbound marketing pode ser criada para a direção certa.
A partir dos números declarados, é traçada um plano de ação reverso, começando por conhecer ou tentar estimar as taxas de conversão em cada etapa da jornada de compra do cliente.
Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar em 50% a carteira de clientes, primeiro é necessário entender quantas oportunidades reais de venda você precisa ter, de acordo com a sua taxa de fechamento de propostas no final da jornada.
A partir disso, você deverá estimar a quantidade de leads que precisará gerar no início da jornada para extrair um número suficiente de oportunidades de vendas, de acordo com a performance do seu inbound marketing na parte de qualificação de leads.
No final dessa história você terá todos os números que precisa para estimar o investimento necessário em produção de conteúdo, ferramentas de marketing e mídia paga para fazer sua máquina de vendas funcionar.
Como uma Agência de Inbound Marketing pode te ajudar
Empresas que contam com o apoio de uma agência de inbound marketing conseguem, além de especialistas para operacionalizar todas as etapas do processo, uma ajuda muito grande na elaboração das estratégias de conteúdo e de campanhas para captação e qualificação de leads.
Implementar um projeto de inbound marketing na empresa muitas vezes pode ser um processo complexo quando você não tem pessoas capacitadas na equipe.
Por isso, um dos pilares do sucesso com o inbound marketing é contar um uma agência que possua conhecimento e experiência em todas as áreas que envolvem o inbound marketing, assim como:
- Definições estratégias;
- Elaboração de materiais ricos;
- Criação de conteúdo;
- Gestão de tráfego;
- SEO;
- Landing pages;
- E-mail marketing;
- Copywriting;
- Design;
- Entre outros.
A Agência Auckland é especialista em projetos de inbound marketing e já conseguimos escalar os resultados de diversas empresas de diferentes nichos. Um exemplo do nosso trabalho é com a imobiliária Talent Realty.
Em pouco tempo de projeto, conseguimos implementar a captação de leads de topo de funil com um custo 30% menor que a média de mercado. Isso aconteceu por conta de uma estratégia bem montada, selecionando os melhores públicos no tráfego e aplicando técnicas de copywriting assertivas.
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