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6 dicas para Publicações de Sucesso no Facebook

Como publicar no Facebook?
Picture of Maurício F.

Maurício F.

CEO na Agência Auckland

Ao longo dos anos de Facebook, empresas e profissionais de marketing foram aprendendo como são arquitetadas as Publicações de melhor desempenho. Centenas de conteúdos e estudos de caso já foram divulgados, possibilitando que grandes blogs do mundo digital tivessem material suficiente para estudar e consolidar os padrões mais comuns de publicações de sucesso. Listamos aqui as 6 principais características estratégicas para publicações de sucesso no Facebook.

Precisamos apenas ter em mente que, por mais que os estudos apontem os tópicos a seguir como padrões de publicações de alta qualidade, não existe uma fórmula pronta para o sucesso e você deverá testar (sem medo) qual a estrutura ideal para a sua Fan Page.

1 – TODA PUBLICAÇÃO DEVE FAZER PARTE DE UM PLANEJAMENTO

Saber onde se quer chegar é essencial para traçar as estratégias corretas de publicação no Facebook. Isso irá direcionar o seu conteúdo, definir seu público-alvo e determinar o modo como sua página irá se comunicar com as pessoas. Se você deseja ter uma página com reais seguidores e real engajamento, planejar é necessário.

Mas não precisa ser nada super complexo!

Resumindo ao modo mais simples, pegue uma folha em branco e planeje da seguinte forma os próximos três meses:

a) Tente descrever quem é o seu público-alvo:
→ Qual a faixa etária?
→ Qual gênero?
→ Onde moram?
→ Quais são seus principais interesses?
Se você conseguir responder essas perguntas, já será suficiente para iniciar.

b) Escreva em tópicos quais tipos de conteúdos esse público irá se interessar. Defina os tipos de imagens e mensagens com maior potencial de gerar engajamento com seus seguidores.

c) Defina um cronograma. Seja claro(a) consigo mesmo(a) sobre quanto tempo você conseguirá destinar para a atividade de publicar no Facebook. Tente um mínimo de uma publicação por semana e separe um tempo todo mês para programa-las, o Facebook permite que você deixe tudo agendado para publicar automaticamente. Caso você tenha mais tempo, programe o máximo de publicações possíveis (no máximo uma por dia).

2 – VARIEDADE DE CONTEÚDOS

Mude seu estilo de vez em quando. Não compartilhe sempre as mesmas coisas, ou sua página irá ficar muito previsível e perderá o interesse das pessoas. Tente variar entre fotos, vídeos, posts de blogs, compartilhamentos de outras publicações (veja o tópico 6), entre outros.

3 – SEJA BREVE NAS DESCRIÇÕES DAS PUBLICAÇÕES

Você tem poucos segundos para prender a atenção das pessoas na sua publicação. Por isso, tenha uma descrição breve para ela que seja de rápida leitura, porém sedutora o suficiente para criar interesse e engajamento do seu público. Muitos estudos mostram que publicações com descrições curtas (40 caracteres ou menos) recebem até 86% mais engajamento.

Mesmo assim, diga tudo o que você precisa dizer e faça isso de uma forma criativa e impactante. Sua descrição deve intrigar o leitor, chamar a atenção. Apenas evite frases sensacionalistas demais que possam comprometer seu conteúdo, ou então as frases “caça-cliques”, pois são contra as políticas do Facebook que está cada vez mais buscando evitar conteúdos de baixa qualidade na timeline de seus usuários.

4 – AS MELHORES PUBLICAÇÕES SÃO LINK POSTS

Link Posts, que utilizam o formato de visualização do Facebook, recebem duas vezes mais cliques que links em forma de texto junto com a descrição.

Quando você está escrevendo uma publicação e coloca o link de uma página, automaticamente o Facebook transforma este link em um quadro com uma imagem e um título, de acordo com as meta tags da página de destino. Isso é comum quando se está publicando algum post de blog ou alguma página que apresente um conteúdo relevante, que tenha imagem e um título claro.

De acordo com relatórios do próprio Facebook, esse tipo de publicação tem um engajamento muito maior do público. Quando for compartilhar um conteúdo, prefira esse formato, porém com alguns cuidados. Nem sempre o Facebook irá acertar e o layout automaticamente gerado deste conteúdo pode não ficar ideal. Por isso, caso esta rede social seja um dos principais meios de divulgação das suas páginas ou blog, preocupe-se em estruturar a página de destino de forma a ficar compatível com o layout que o Facebook gera.

5 – ESTIMULE O ENGAJAMENTO

Muitas publicações de sucesso possuem um call-to-action. Ou seja, provoca o público a interagir de alguma forma, como fazendo perguntas e pedindo para expor ideias. Mas evite ficar questionando apenas para obter informação que sejam interessantes apenas para você, ou simplesmente não haverá interação.

Solicite uma ação que seja única de cada pessoa, que ela possa dividir suas experiências e contar algo do seu ponto de vista.

Veja algumas formas de estimular o engajamento com o seu público:

Descrever uma foto: Poste uma foto ou vídeo e peça por uma descrição divertida e relevante. Está é uma ótima maneira de incentivar o engajamento.

Preencher o espaço em branco: publique uma frase, que seja comum ao seu negócio e ao mesmo tempo ao dia a dia das pessoas, solicitando uma continuação da mesma.

Por exemplo: “A melhor coisa em viajar é que eu posso ______________! ”

Faça uma pergunta: questione de forma simples o que a pessoa prefere ou qual é a sua opinião.

Por exemplo: “O que combina mais com Vinho no inverno, Risoto ou Fondue?”

Opções A, B ou C: Na mesma linha da pergunta, peça para que as pessoas escolham entre uma opção e comentem sobre a decisão. Mas não deixe com cara de questionário, ok? Faça uma pergunta realmente envolvente.

Marque um amigo: é sempre uma boa opção pedir para as pessoas marcarem amigos que elas achem que irão se identificar com o seu conteúdo.

Estimular o engajamento é uma das melhores formas de promover sua página, porém tome algum cuidado. Você deve ter confiança de que o conteúdo publicado realmente irá gerar interação com as pessoas. Caso contrário, poderá ser um tiro no pé e você ficará no vácuo.

Uma dica bônus: utilize gatilhos mentais para estimular o engajamento, esse é um recurso extremamente poderoso para potencializar os resultados dos seus conteúdos.

6 – COMPARTILHE CONTEÚDOS DE OUTRAS PÁGINAS/PESSOAS

Compartilhar publicações mostra que sua marca também se importa com os outros. Acompanhe regularmente pessoas e páginas que são importantes para você e sua empresa, pois eventualmente poderão publicar conteúdos que são relevantes para serem compartilhados.

Procure por empresas ou importantes influenciadores no seu segmento de mercado que são próximos geograficamente. Mas faça uma análise prévia sobre a página/perfil antes de compartilhar uma publicação, para se certificar que você irá providenciar aos seus fãs conteúdos de qualidade de origem confiável.

RESUMINDO

Publicações de sucesso no Facebook geralmente:

DICA IMPORTANTE: INSTAGRAM <> FACEBOOK

É um erro achar que publicar regularmente no Instagram e apenas compartilhar a publicação no Facebook é suficiente.

NÃO FAÇA ISSO! Por mais que muitas pessoas fiquem alternando de Instagram para Facebook (e vice-versa), cada rede social tem uma forma correta de gerar conteúdo e engajamento.

Não tem problema de vez em quando fazer uma publicação em comum, de Instagram para Facebook. Porém, não faça isso com muita frequência (uma em cada cinco publicações, no máximo, está ok), pois as pessoas têm percepções diferentes entre as duas redes sociais e, portanto, também interagem de forma diferente. Para gerar resultados no Facebook, é necessária uma dedicação própria.

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