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O que esperar do Marketing Digital em 2020?

Tendências de Marketing Digital
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Maurício F.

CEO na Agência Auckland

Nos últimos anos você deve ter percebido uma mesmice quando falamos de tendências de marketing digital. Sempre uma história muito parecida: marketing digital veio para ficar e as marcas que estiverem fora dele estarão predestinadas a ficarem totalmente fora do mercado.

Mas porque isso acontece?

A cada ano as ferramentas disponíveis para fazer marketing digital são aprimorados e crescem em alta escala. Não estamos nem na metade do potencial da internet e esse ambiente ainda vai crescer muito.

Existem inúmeras ações que você pode adotar na internet e é muito fácil se perder na quantidade de canais e informações disponíveis. Sei também que PMEs são enxutas (com recursos financeiros e de tempo limitados) e precisam buscar sempre as ações de melhor custo-benefício para o negócio.

Por isso, selecionei 3 tendências que acredito ser as mais certeiras para fazer marketing digital em 2020. Confira!

1. Instagram e WhatsApp

Essas são duas das redes sociais mais utilizadas por brasileiros. O Instagram tem mais de 70 milhões de pessoas ativas diariamente e o WhatsApp é utilizado amplamente, seja por adolescentes em Oiapoque-AP ou por idosos no Chuí-RS. Ou seja, a grande maioria dos brasileiros.

Como são duas ferramentas “gratuitas”, acabam possuindo um grande custo-benefício para o pequeno empresário. Mas coloquei “gratuitas” entre aspas mesmo porque apesar de ser possível criar as contas em ambas as redes sociais e começar a utilizá-las, para se ter sucesso em branding e vendas é necessário investimento tanto de tempo quanto financeiro.

Principalmente no Instagram, você precisará se dedicar à produção de conteúdo e investir financeiramente em anúncios de forma estratégica, respeitando o tipo de conteúdo para cada etapa na jornada de compra do seu seguidor. Apenas assim que será possível ter resultados reais e o WhatsApp entrará como um importante canal de conversão ao final da jornada.

>>> Clique aqui e saiba mais sobre o Instagram.

2. Relacionamento 1×1

Seja pelo direct do Instagram, pelo WhatsApp, telefone, e-mail, etc. Não importa por onde você está interagindo com o cliente, o que importa é como.

Faz muito tempo que estamos de saco cheio do atendimento no estilo call center. Queremos uma conversa pessoal e, principalmente, inteligente, onde a pessoa ou o bot do outro lado consiga entender nossas dúvidas e resolver nossos problemas de forma rápida e precisa.

Não adiantará nada você fazer uma estratégia de conteúdo e anúncios impecáveis na internet se quando o cliente entrar em contato com a sua empresa ele se decepcionar com o atendimento.

3. Google Meu Negócio

Sabe aquelas empresas locais que aparecem nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google? Elas fazem uma boa gestão do Google Meu Negócio.

A ferramenta Google Meu Negócio é gratuita (essa é gratuita mesmo) e permite que qualquer organização tenha um perfil cadastrado para aparecer em pesquisas do Google e Google Maps, aumentando as chances de serem encontrada por potenciais clientes.

Essa ainda é uma das grandes tendências para pequenos negócios porque o Google se preocupa cada vez mais em desenvolver a ferramenta para que tenham mais recursos de exposição, comunicação e interação. Além disso, os resultados de pesquisa no Google estão cada vez mais personalizados e eficazes, tornando o Google Meu Negócio ainda mais importante em 2020.

>>> Para mais informações sobre o Google Meu Negócio, clique aqui.

É só isso?

Claro que não. Empresas que já possuem experiência nessas áreas e têm resultados satisfatórios podem expandir para outros canais, como o YouTube e podcasts (para gerar autoridade), o Pinterest (uma excelente ferramenta de tráfego para o site) e o Linkedin (um ótimo canal de alcance orgânico dos conteúdos). Também não podemos esquecer do TikTok que, para alguns nichos de mercado, já possui um grande alcance promete aumentar exponencialmente a quantidade de usuários em 2020.

O bom e “velho” Site também precisa de atenção. Empresas com sites rápidos e atuais conseguem converter muitos leads a partir dos visitantes que podem vir do Google, Instagram, Blog, entre outros.

Ainda existem outras formas de atuação no marketing digital, mas como comentei no início do texto, sabemos que pequenos negócios precisam de mais foco e desempenho do que diversificação.

BÔNUS

Independente do tamanho da empresa e dos canais de marketing que ela decidir utilizar, algo fundamental para o sucesso de qualquer negócio é o planejamento estratégico. Sem ele é muito comum sair atirando para todos os lados sem uma diretriz para otimizar os recursos e sem um diferencial da marca para gerar valor e desejo nos clientes.

>>> Conteúdo Relacionado: O que é um Plano de Marketing?

Antes de sair “fazendo marketing digital” só porque está em alta, você precisa se perguntar: meu produto/serviço é bom? Que problema ele resolve? As pessoas desejam meu produto/serviço?

Se você tem respostas claras e positivas para essas perguntas, então monte sua estratégia e o sucesso será resultado do seu investimento e dedicação no marketing.

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