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Tendências de Marketing Digital para 2024

Tendências de Marketing para 2024
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Camila

Não é segredo para ninguém que você deseja alcançar resultados e impulsionar o seu negócio através do Marketing Digital. No entanto, é crucial saber: você abraçou a transformação digital como aliado ou se mantém à margem dos avanços e das tendências de marketing planejadas para 2024?

Entre desenvolvimento de novas tecnologias, crescimento exponencial de inteligências artificiais, e criação de bots, será que as estratégias de humanização de conteúdo nas redes sociais ainda estarão em foco?

Bom, é isso que você vai descobrir aqui!

Se assim como nós, você deseja sair da sua zona de conforto e apostar no futuro e nas ferramentas criadas para otimização e impulsionamento digital, então, esse texto é pra você!

Que tal ficar por dentro das novidades e iniciar a sua jornada de 2024 com informações, ferramentas e tecnologias inovadoras que prometem revolucionar o mercado?

Novidades: Ferramentas e tendências de marketing digital que vão revolucionar o mercado em 2024

A Inteligência Artificial continua nos trending topics

Quando o assunto é tecnologia, um dos principais tópicos é o uso das ferramentas de inteligência artificial, principalmente, em virtude dos impactos que essa tecnologia está gerando, seja na escalabilidade da produção de conteúdo ou no marketing digital como um todo.

Em 2023, a IA surgiu como uma das principais tendências e, ao que tudo indica, o seu impacto não recuará tão cedo – é como aquele seu bom e velho xadrez que, apesar de ganhar novos modelos e designs, nunca sai de moda -.

Quando discutimos a evolução dessa ferramenta, não podemos nos limitar somente ao GhatGPT que hoje é o protagonista entre as demais tecnologias do mesmo segmento. Pode ter passado despercebido, mas essa tecnologia já é conhecida por nós desde 1950. Um exemplo clássico disso é a Siri, também conhecida como a voz da Apple.

Se você deseja revolucionar o mercado, otimizar as produções e atuar na escalabilidade do seu negócio no digital, a IA será uma ferramenta de apoio em sua produção. Afinal, ela assume tarefas repetitivas – como a geração de legendas e criação de temas para os seus conteúdos -, permitindo que você se concentre em atividades estratégicas que, de fato, precisam de um cérebro pensante e personalização.

Quando bem aplicada, a tecnologia pode transformar as atividades do marketing digital, seja na otimização do tempo ou na automatização de tarefas administrativas, gerindo campanhas de e-mail, realizando análises de dados e produzindo com velocidade e precisão os seus conteúdos.

Pode apostar que, quando bem utilizada, essa ferramenta tecnológica se tornará a sua maior aliada e transformará a sua percepção de produtividade!

Mas como “nem só de conteúdo se vive o marketing”, não podemos deixar de pensar fora da caixa e analisar por um ângulo quase inexplorado: Pensar na IA na perspectiva de análise de dados em tempo real.

Um dos maiores players do mercado, Neil Patel, aproveitou a mesa redonda no Web Summit Rio para indagar sobre esse assunto.

“Eu acredito que as pessoas pensam na inteligência artificial na perspectiva da massa, mas tem muitos aspectos que as pessoas não estão prestando atenção. A maior mudança são dois aspectos: os analytics – que devem ajudar a analisar os dados em tempo real e Project Magic – uma nova versão de pesquisa do Google a partir de comportamento de consumo do usuário.”

Mais do que um otimizador de produção, a IA é uma aposta de personalização de emoções, tendo capacidade de entregar o sentimento certo, na hora certa para os usuários do Facebook, por exemplo.

Sabendo o que os seus clientes desejam, sentem e quais são os produtos e ferramentas que devem ser apresentados em cada etapa do “sentir”, tenho certeza que ficará cada vez mais fácil impulsionar o seu negócio e escalar resultados no marketing digital.

E por falar em comportamento e dados….

O uso e o tratamento de dados no digital será o novo flerte entre empresas e clientes em 2024

Um dos maiores benefícios apresentados pela IA é a democratização da análise de dados. Afinal, ela permite que as empresas processem e compreendam os dados de maneira personalizada, incluindo comportamentos e sentimentos dos usuários, gerando assim uma melhor entregabilidade e performance.

No marketing digital para empresas é preciso mais do que aparecer, é preciso gerar interesse e, por isso, a combinação entre algoritmos e conteúdos de valor se torna uma verdadeira aliança para a obtenção de resultados.

E, como em todo relacionamento, ambas as partes precisam estar funcionando em perfeita harmonia. O algoritmo é o responsável pela distribuição de conteúdos, segmentação de públicos e entendimento de comportamentos e sentimentos através das plataformas, possibilitando que as empresas alcancem “as pessoas certas, na hora certa” – o que, antigamente nossas mães chamavam de destino, podemos chamar de análise de dados -.

A análise de dados em combinação com a IA permite que, de forma harmoniosa, o seu conteúdo se destaque entre potenciais clientes, melhorando a entregabilidade e capacitando a criação de campanhas que se destaquem exclusivamente para potenciais clientes, mesmo que o mercado esteja saturado.

Dá para contar somente com a tecnologia para criar conteúdos inovadores, capazes de contactar com a audiência? Não! A verdade é que mesmo que os publicitários de hoje possam parecer um “bando de avatares” em 3D, a humanização ainda é trend e você não pode abrir mão do cérebro pensante. Quer saber porquê?

Mesmo diante da tecnologia, é preciso se manter humano para impulsionar os resultados no digital

O avanço da tecnologia e desenvolvimento de ferramentas tem permitido cada vez mais a automação e otimização do tempo, mas a humanização ainda é necessária para atrair, emocionar e conectar.

Desmistificando a ideia de que a IA vai acabar com os postos de trabalho dos criadores de conteúdos, a humanização é uma tendência que não para de crescer, principalmente levando em consideração a personalização que a tecnologia não consegue proporcionar.

Gail Heimann, cita: “Uma tendência é a humanização, então estamos retornando a essência do que é humano, enquanto pilar. Isso explica porque temos pessoas alimentando a inteligência artificial. É preciso se manter humano, mesmo frente a maior tecnologia que já vimos”.

No mundo atual, as pessoas se conectam através da tecnologia. Os consumidores, por exemplo, não buscam somente informações, mas também interações e experiências. É por isso que o marketing digital está se tornando cada vez mais importante. Ele cria um espaço personalizado e informativo para o público.

Para falar com o seu público, você deve flertar com os seus desejos, conhecer as suas dores e assumir de uma vez por todas esse relacionamento, que deve ser construído de forma fluída, empática e humana.

Eu duvido que um robô seja capaz de transmitir emoção através das redes sociais e demais canais de comunicação. E você? Acha que é possível?

Rede Social: Um bom relacionamento precisa de confiabilidade, experiência e inovação

Ainda em 2024, as redes sociais continuam sendo o principal canal de comunicação entre você e o seu cliente. De acordo com o relatório da We Are Social e da Meltwater, o Instagram se consolidou como a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários, sendo que, pelo menos, 92% acessam a plataforma uma vez ao dia e, esses números só crescem. Levando isso em consideração, a produção de conteúdo se manterá em alta e será uma das etapas mais importantes no marketing digital.

Hoje, devemos mudar um pouco o nosso olhar em relação aos algoritmos, à veracidade das informações e à humanização e personalização de nossas ações. Afinal, a IA não é capaz de criar, apenas de reproduzir – sim, nossos empregos estão seguros -.

Olha, você não está no Fofocalizando, mas eu não posso deixar de falar mais sobre esse futuro proporcionado pela Inteligência Artificial.

Podemos garantir que o cérebro humano ainda é a melhor opção quando falamos de criação de conteúdos e conexão através do digital. Uma das únicas formas de se destacar no mercado, é criando. A inovação é extremamente importante para que os seus clientes se conectem com a sua marca e entendam mais sobre o seu universo, podendo sentir e experienciar.

Hoje, a IA não é capaz de tangibilizar a experiência, sendo que esta, não cria, somente reproduz o que já está na internet e por meio de reprodução, entrega um conteúdo previsível.

Já foi revelado através do Google que 20% dos conteúdos disponíveis hoje, são duplicados e por isso, quem inova e cria do zero, com certeza vai sair na frente, afinal, você deseja um look Ctrl-C + Ctrl-V, ou prefere lançar tendência por onde você passa?

Precisamos entender que não somente nas redes sociais, mas no mercado digital como um todo, as pessoas querem ver conteúdos autênticos, e não empresas sem rostos – parece que você já se esqueceu que pessoas se conectam com pessoas, ou você já viu por aí alguém andando de mãos dadas com o seu computador? -.

Podemos enfim afirmar que, independente da criação, é preciso se posicionar, permitindo que o seu conteúdo seja otimizado e entregue para os seus clientes.

Você sabe como fazer isso?

Posicionamento: O marketing digital não tem um endereço fixo, está em todos os lugares ao mesmo tempo

Talvez um dos pontos mais importantes desse texto é entender que 99% dos seus clientes estão conectados através de redes de internet. Eles estão em todas as redes sociais e demais canais de comunicação e, caso você queira alcançá-los, você deve levar em consideração as ferramentas disponíveis e especializadas em otimização e entregabilidade – tenho certeza que é bem mais fácil do que bater de porta em porta -.

Hoje, se você tem uma empresa e deseja se destacar no mercado digital, deve compreender e abraçar a tendência das redes. Você precisa estar onde seus clientes estão, marcando presença em ferramentas de comunicação, como: blogs, redes sociais, sites de busca, e-mails, aplicativos móveis e muitos outros.

Essa estratégia tem o potencial de mudar a maneira como sua marca é vista e possibilitar uma comunicação eficaz com seu público-alvo. Ela atende às necessidades de alcance em diversos segmentos de público e cria novas comunidades de clientes que se sentirão parte do universo de sua marca.

Por isso, entenda: Não economize nos canais de comunicação, esteja presente em todos aqueles que fazem sentido para você e para os seus clientes.

A união faz a força: Impulsione os resultados do seu negócio no mercado digital

O marketing digital está em constante evolução, e as tendências para 2024 apontam um universo ainda mais dinâmico e interativo. As novas tecnologias deverão se aliar à realidade do seu público, sendo utilizadas para a análise de dados e comportamentos que ditarão o caminho no qual a sua empresa deve seguir.

Neste cenário, também é importante frisar a importância do investimento em conteúdos de relevância e na personalização necessária para se destacar no mercado, até porque, o seu cliente espera de você algo novo e inédito, e não uma cópia do que já viu por aí.

Esteja atento às mudanças no comportamento dos seus consumidores e adapte suas estratégias de marketing de acordo com as tendências, prepare-se para um futuro mais tecnológico e dinâmico. Utilize as novas ferramentas para alcançar o sucesso do seu negócio.

A chave de tudo é a adaptabilidade. Para se manter em destaque em 2024, você deverá se manter atualizado e disponível para aprender sobre as novas ferramentas e fatores capazes de transformar o marketing digital como um todo.

Aprender é evoluir.

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