Peter Drucker é considerado o Pai da Administração. Ele foi um escritor e professor de origem austríaca, mas sua carreira teve maior destaque nos EUA onde viveu até seu último dia.
Drucker é citado em praticamente todas as escolas de negócios do mundo, porém com um foco muito maior em gestão do que em marketing. Contudo, apesar de que Peter Drucker nunca publicou uma obra sistematicamente sobre marketing, esse assunto estava presente na maioria de seus materiais, aulas e pensamentos.
A definição de marketing de Peter Drucker
Em sua visão sobre o marketing e vendas em uma empresa, ele tinha a seguinte afirmação:
Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho. De maneira ideal, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária, então, seria tornar o produto disponível.
Inclusive Drucker afirmava que uma boa venda, na verdade, poderia ser antagônica a um bom marketing. Isso porque quando o esforço de vendas precisa ser muito grande para fechar negócio, isso quer dizer que o cliente não teve seu desejo e objeções quebradas no processo de marketing. O escritor gostava de dizer que se o marketing fosse realizado com perfeição, a venda não seria necessária.
Drucker tinha uma visão de marketing diferente
Segundo o autor, o marketing pode ser referido como uma função, mas ele o via com muito mais amplitude – como um comprometimento básico ou uma visão. Ou seja, o marketing não era apenas uma atividade do departamento de marketing, mas sim algo incorporado por todos na empresa.
Ele via marketing como sendo uma liderança absoluta de um negócio e que deveria seguir princípios de inovação para perpetuação da empresa.
Peter Drucker, apesar de ser uma referência da Administração como um todo, foi um dos principais pensadores e precursores do marketing como conhecemos hoje.
No mundo acadêmico existem alguns autores muito conhecidos com obras que são referência para o tema, como é o caso de Philip Kotler – Considerado o “pai do marketing moderno”. Contudo, como o próprio Kotler declarou, se ele era considerado o pai do marketing, então Peter Drucker era considerado o avô do marketing moderno, pelo tamanho da sua influência no entendimento e construção das teorias desse assunto.