O Google recebe mais de 60 mil pesquisas por segundo no mundo inteiro e a maioria se concentra nas categorias de restaurantes, hotéis, lojas de roupas, salões de beleza e cafeterias.
Pesquisar e ter respostas instantâneas virou um hábito, mudou completamente o comportamento das pessoas. 97% das pessoas com acesso à internet fazem uma busca online antes de adquirir um produto, revela este estudo.
Por isso, qualquer negócio que queira ganhar mais clientes ou até mesmo sobreviver à essas mudanças, deve estar com sua presença online bem estabelecida e o Google é parte fundamental dessa estratégia.
O que é o Google Meu Negócio?
A ferramenta Google Meu Negócio é gratuita e permite que qualquer organização tenha um perfil cadastrado para aparecer em pesquisas do Google e Google Maps, aumentando as chances de serem encontrada por potenciais clientes.
De acordo com dados divulgados pelo Google, metade das pessoas que fazem uma pesquisa local pelo smartphone (e 34% das que procuram em um computador ou tablet) visitam um estabelecimento dentro de um dia e realizam uma compra.
Veja o que é possível fazer no Google Meu Negócio:
- Ter um cadastro detalhado da empresa com endereço, horário de funcionamento, produtos e serviços oferecidos, histórico e informações de contato;
- Receber avaliações de clientes por nota de 1 a 5 e comentários;
- Receber mensagens de clientes;
- Ter um site gratuito;
- Inserir fotos e vídeos (tanto pelo proprietário quando pelos clientes);
- Realizar posts e criar um feed, assim como é feito nas redes sociais;
- Receber insights: na medida em que você vai sendo encontrado, o Google irá te informar dados como palavras-chave pesquisadas, quantidade de pesquisas e visualizações de fotos para você compreender melhor o comportamento do seu público.
A partir disso, qualquer potencial cliente que encontrar a sua empresa poderá ver em detalhes se você atende suas necessidades e com qual qualidade, pois ele poderá visualizar todas as avaliações feitas por outras pessoas.
Aparecendo cada vez mais
O Google possui diversos critérios de ranqueamento para definir quais empresas aparecerão e em quais posições na lista de resultados de uma pesquisa. Entre muitos, principais critérios são:
- Cadastro bem feito: isso inclui todos os detalhes que a ferramenta disponibiliza para você inserir informações;
- Localização: você só vai aparecer se a pessoa estiver próxima do seu estabelecimento ou então estiver navegando pela sua região no Google Maps;
- Avaliações: quanto mais avaliações positivas de clientes você receber, mais deverá aparecer;
- Fotos e Vídeos: quanto mais, melhor;
- Possuir um site: o Google irá considerar também se você possui um bom site cadastrado;
- Histórico: a “idade” do seu cadastro no Google Meu Negócio também é relevante.
Existem ainda outros critérios além desses que devem receber atenção constante. Ter visibilidade no Google Meu Negócio exige atualização constante, ou seja, você precisará com frequência otimizar seu perfil para se tornar mais relevante e aparecer mais.
Mas essa não é a única forma de aparecer no Google
Eu considero o Google Meu Negócio fundamental para qualquer empresa. Mas essa não é a única forma de aparecer nas pesquisas, pois também existe o Google Ads.
A diferença entre as duas opções é que a primeira é gratuita e a segunda, paga. No Google Ads é possível aparecer nas primeiras posições da pesquisa por meio de anúncios pagos. Ou seja, você cria uma campanha de texto, define um orçamento, define suas palavras-chave e coloca para rodar. Com isso, os cliques deverão ocorrer e você receberá mais visitas ao site ou ligações diretas de potenciais clientes.
Para mais informações sobre como anunciar no Google, clique aqui.
Como o Google Meu Negócio impacta o seu Inbound Marketing
Caso você utilize uma estratégia de Inbound Marketing para captação de leads qualificados, o Google meu Negócio terá uma função bem importante caso você seja uma empresa local.
Essa estratégia de marketing tem feito a diferença na vida de negócios que atendem regionalmente, como é o caso de restaurantes, academias, lojas físicas, prestadores de serviços, entre outros.
Ter sua empresa bem configurada no Google fará com que seu resultado orgânico aumente expressivamente.
Ou seja, assim você conseguirá um tráfego muito bom para dentro do seu site e, caso os pontos de conversão de leads estejam bem configurados, seu resultado orgânico será excelente.