Presença Digital
Confira como aumentar a presença online da sua empresa e conquistar mais clientes pela internet!
É bastante comum empresas focarem esforços em algumas poucas ações e com pouca estratégia. Porém, com uma presença digital muito limitada, seu custo pode ficar alto e o volume de leads pode ser abaixo do esperado. Quer saber como evitar isso? Continue lendo!
Veja a seguir dicas para aumentar sua presença digital
Nós reforçamos a todo momento a importância de um planejamento estratégico antes de qualquer coisa. É fundamental definir os pilares do seu negócio e conhecer profundamente seu cliente antes de sair gastando dinheiro em campanhas que você vai só pelo feeling.
Entretanto, sabemos que planejar realmente não é tão fácil como se fala. O processo é simples, mas dá bastante trabalho e muitos donos de pequenos negócios acabam pulando essa etapa.
A gente não recomenda isso, mas… caso você pule esta etapa também, ao menos vamos te dar umas dicas de marketing digital abaixo para aumentar as chances de sucesso!
Porque SIM, agir sem planejamento também pode dar certo. Os riscos são maiores, o caminho pode ser mais longo, mas muitas pessoas conseguem (apesar de, novamente, vou reforçar, não recomendamos agir sem planejamento!).
Mas chega de avisos e bora para as dicas!
A ferramenta Google Meu Negócio permite que sua empresa tenha um perfil nas Pesquisas do Google e no Google Maps, estabelecendo assim uma presença online para que clientes locais possam encontrar você.
De acordo com estudos do Google, metade das pessoas que fazem uma pesquisa local no smartphone (e 34% das que procuram em um computador ou tablet) visitam uma loja dentro de um dia.
Através do Google Meu Negócio, é possível ser encontrado quando potenciais clientes pesquisam no Google por produtos ou serviços de empresas próximas a eles.
Ter um site hoje em dia é pré-requisito para qualquer empresa que queira ter credibilidade. A falta de um site ou a dificuldade de encontrá-lo pode causar um impacto negativo irreversível para a imagem do seu negócio.
Por isso, tenha um site onde em poucos cliques seus potenciais clientes possam saber o que você faz e como eles podem comprar de você.
Existem ferramentas gratuitas para criar sites, como Wix, Squarespace, WordPress.org e o próprio Google Meu Negócio.
Entretanto, se você não possui habilidades de design, conteúdo e SEO, o melhor a fazer é contratar um profissional de marketing ou uma agência para ter um site profissional e bem feito!
Ao pensar em estratégias para redes sociais, existe uma gama de opções e métodos infinitos. Mas o ponto principal aqui é: gerar interação.
Não pense na rede social como uma tecnologia, mas sim como apenas uma concentração de pessoas que interagem entre si. Se você buscar apenas exposição, não terá nenhum resultado, pois as redes são SOCIAIS. Ou seja, é uma via de mão dupla onde você e seu seguidor devem interagir, caso contrário eles perderão completamente o interesse.
As redes sociais mais utilizadas no Brasil são: Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube, Linkedin, Twitter e Snapchat. Analise seu público e escolha as redes mais adequadas!
Rankear nas primeiras posições do Google de forma orgânica muitas vezes é caro e demorado. Por isso, investir em Google Ads é uma alternativa para quem quer resultados mais rápidos.
O Google Ads é uma plataforma de anúncios online que proporciona a exibição do seu negócio nas primeiras posições do resultado de busca do Google, exatamente quando as pessoas estão procurando por termos relacionados aos seus produtos ou serviços.
Uma das melhores formas de criar autoridade com conteúdos autênticos e de valor para seu público-alvo é por meio de um blog. Com ele você poderá munir as pessoas de informações importantes sobre tudo o que envolve seus produtos e serviços, influenciando-as a comprar de você.
Além disso, ter um blog é uma excelente estratégia para aumentar seu rankeamento orgânico no Google, gerando muitos cliques nas pesquisas e aumentando a visibilidade do seu site e/ou blog.
O WhatsApp tem sido uma ferramenta de vendas tão importante que tivemos que dar um destaque para ele aqui na lista.
Com mais de 120 milhões de usuários ativos só no Brasil e pela sua facilidade de utilização (gratuitamente), ele virou uma ferramenta de comunicação fundamental para qualquer tipo de negócio.
Agora, vamos falar de ESTRATÉGIA de verdade?
Uma estratégia nada mais é do que um conjunto de ações (pequenas ou grandes) que estão totalmente conectada a um objetivo específico da sua empresa.
Estratégias são criadas em todos os setores da empresa, mas quando falamos de marketing, automaticamente pensamos em mercados e negócios, então o objetivo aqui será ou sempre estará vinculado a vender mais.
Sua empresa pode ter diferentes negócios e, portanto, diferentes estratégias. Independente disso, uma ação só é realmente estratégica se ela irá contribuir para atingir um OBJETIVO.
Definir objetivos corretos para cada tipo de negócio da sua empresa é fundamental para criar as estratégias corretas. E para que tais objetivos sejam definidos, duas premissas são essenciais:
- Eu conheço profundamente meu mercado e meu cliente;
- Eu tenho recursos e capacidade técnica para atender tais clientes.
Tendo isso em mãos, você irá colocar na balança seus produtos e serviços, sua capacidade de atendimento, seus objetivos pessoais e suas ambições para criar os objetivos de negócios (sim, em muitos casos as ambições e sonhos do empreendedor pesam demais na definição dos objetivos, muitas vezes contribuindo para um crescimento absurdo da empresa, mas outras vezes levando o negócio ao fracasso. Fiquem atentos!).
Por que preciso criar objetivos no marketing digital?
Você não precisa. Tem muita gente por aí ganhando dinheiro sem pensar estrategicamente.
Porém, não pensar estrategicamente é muito perigoso. Geralmente negócios com carência de objetivos e estratégias vivem o momento e não pensam no longo prazo e, por isso, não se preparam para os momentos de vacas magras que toda empresa tem. Por essas e outras que 1 a cada 4 empresas fecham nos primeiros dois anos e metade não passa dos 5 anos de mercado.
Pensar estrategicamente aumenta consideravelmente suas chances de sucesso.
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