O blog corporativo é uma ferramenta essencial para empresas que buscam conquistar novos leads, desenvolver credibilidade, e se destacar no mercado em que atuam.
Através do blog é possível construir autoridade e reputação, bem como, atrair leads qualificados publicando conteúdos de topo, meio e fundo de funil.
As publicações realizadas no blog corporativo podem ser utilizadas para a criação de conteúdo para redes sociais, além de posicionar o site da empresa nos mecanismos de busca aplicando técnicas de SEO.
O blog é uma excelente ferramenta de divulgação, e não possui custo para as empresas, sendo considerada uma estratégia de longo prazo, que permitirá a captação de informações sobre o público-alvo mediante a disponibilização de materiais ricos.
Ao longo deste artigo você aprenderá:
- O que é um blog corporativo.
- Como construir um blog corporativo.
- E as principais vantagens de ter um blog.
Não hesite em entrar em contato conosco, se houver alguma dúvida referente aos temas abordados.
O que é um blog corporativo?
Um blog corporativo permite que você publique informações e conteúdos relacionados ao seu segmento.
Dessa forma as pessoas poderão encontrar o site da sua empresa.
O blog é uma excelente ferramenta para posicionar o seu negócio nas primeiras páginas do Google, onde é feita a busca por informações.
Além disso, ele permite atrair potenciais clientes, sem a necessidade de investir em tráfego pago ou anúncios.
Ou seja, você economiza recursos financeiros e atrai clientes qualificados por meio do conteúdo publicado.
Como construir um blog corporativo?
O blog deve estar interligado ao site da sua empresa, para os visitantes poderem conhecer as suas soluções.
Para publicar bons conteúdos considere as perguntas abaixo.
- Quais temas são de interesse do seu público?
- Quais dúvidas eles possuem?
- O que impede o seu cliente de finalizar a compra?
- Quais atualizações você realiza no seu negócio?
- Quais desejos e problemas você resolverá?
Mostre as soluções para cada uma dessas dúvidas através do conteúdo publicado.
Seis motivos para construir um blog corporativo.
Economize recursos financeiros.
Como dito anteriormente, o blog permite que as pessoas conheçam seu negócio através do Google, e você não precisará investir em anúncios ou propagandas.
O blog corporativo, assim como o e-mail marketing, são estratégias que não necessitam de investimento financeiro para se ter resultado.
Você precisará produzir um bom conteúdo, e no caso do e-mail, ter uma base de leads para enviar.
Construa uma relação de confiança com o público.
Você poderá publicar conteúdos que mostrem a sua autoridade, além de quebrar as objeções que impedem as pessoas de fecharem negócios com você.
Através das publicações sua empresa será vista como um guia, para solucionar os problemas do seu público-alvo.
Oferecendo materiais ricos, você ainda poderá captar informações dos seus visitantes.
Além disso, as pessoas se sentiram na obrigação de retribuir a ajuda oferecida a elas.
O objetivo do blog corporativo é destacar sua solução da concorrência.
Diminua o custo de aquisição de clientes.
Oferecendo informações relevantes para o seu público-alvo, você poderá atrair novos clientes sem a necessidade de investimento.
Inclua um formulário no blog para as pessoas poderem receber atualizações, e se manterem atualizadas das novidades.
Além disso, você poderá aumentar a retenção dos clientes atuais, visto que estará sempre presente devido aos conteúdos.
Acompanhe o lead ao longo da jornada de compra.
Durante a jornada de compra o cliente passa por várias etapas até decidir fechar negócio.
Desde a descoberta do problema, até a busca por soluções, e no final a compra.
Crie conteúdos que:
- Fale do problema e mostre como resolvê-lo.
- Mostre as soluções oferecidas pela sua empresa.
- Publique cases de sucesso para estimular a venda.
Sua equipe de vendas pode utilizar estes conteúdos.
Durante a atração de clientes é possível surgirem algumas dúvidas, e seu time de vendas pode utilizar os conteúdos para mostrar a solução e os resultados gerados pela empresa.
O blog poderá ser utilizado como uma vitrine para apresentar os problemas que você resolve e sua autoridade no assunto.
O conteúdo do blog corporativo pode ser reutilizável.
Aproveite os conteúdos do blog para atualizar as redes sociais.
Pegue trechos dos artigos publicados no blog e compartilhe nas redes sociais, assim você estará estimulando as pessoas a conhecerem o seu site.
Quanto mais tráfego o blog tiver, mais leads você poderá gerar.
Se você quer aumentar a geração de leads, confira os 7 segredos da geração de leads qualificados.
Ao longo deste artigo foi disponibilizado diversas informações essenciais para o sucesso do seu blog corporativo. Todas elas garantem que você inicie o processo, e tenha os primeiros resultados.
Somos uma agência especializada em Inbound Marketing e abordamos neste blog temas que lhe ajudarão a aumentar os resultados da sua empresa no ambiente digital.
Continue lendo os conteúdos abaixo, e tenha mais confiança para construir seu blog corporativo.